Medivax: a distribuição em um setor altamente regulado e em consolidação Outros Idiomas

ID:
1222
Periódico:
Resumo:
O caso Medivax foi desenvolvido para proporcionar a discussão sobre os problemas enfrentados por uma empresa de distribuição competindo em um setor altamente regulado e em consolidação. É indicado para as disciplinas de canais de marketing ou canais de distribuição, em cursos de graduação ou  pós-graduação. Alternativamente, o caso pode ser utilizado em uma disciplina de Estratégia Empresarial. O ambiente setorial em que se situa o caso é o de kits para diagnósticos laboratoriais, que, no Brasil, caracteriza-se pela forte regulação governamental, notadamente na esfera federal, pelas agências e pelos órgãos sanitários. Não é fácil lidar com um setor que depende de normas do governo, de política cambial e de acordos comerciais internos e externos. A Medivax trabalha neste setor, especificamente na importação, no registro e na distribuição de kits para diagnósticos laboratoriais. A estrutura de canais da Medivax é uma intrincada rede de relacionamentos que inclui diversos fornecedores - principalmente firmas estrangeiras - e clientes de portes distintos, incluindo governo, grandes redes de medicina diagnóstica e pequenos laboratórios. Neste setor, os conflitos de canal de distribuição são rotineiros, havendo dissensos desde a exclusividade do fornecedor, passando pela divisão geográfica dos distribuidores e pelo poder de compra dos clientes, que vêm   aumentando com a existência de redes de laboratórios que fazem a compra diretamente dos fornecedores. A relação de forças no setor também tem sido modificada a partir da progressiva consolidação dos fornecedores no âmbito global, mediante fusões e aquisições.
Citação ABNT:
ALMEIDA, V. M. C.; ALMEIDA, E. B.; DIAS, P. I. R. C.; RIBEIRO, V. F. Medivax: a distribuição em um setor altamente regulado e em consolidação. Revista ADM.MADE, v. 12, n. 2, art. 57, p. 145-163, 2008.
Citação APA:
Almeida, V. M. C., Almeida, E. B., Dias, P. I. R. C., & Ribeiro, V. F. (2008). Medivax: a distribuição em um setor altamente regulado e em consolidação. Revista ADM.MADE, 12(2), 145-163.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1222/medivax--a-distribuicao-em-um-setor-altamente-regulado-e-em-consolidacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Caso de Ensino
Idioma:
Português