O papel estratégico da tecnologia de informação para as organizações B2B tradicionais Outros Idiomas

ID:
12370
Resumo:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica acerca dos fatores críticos para uma gestão estratégica bem-sucedida de empresas tradicionais que atuam no mercado B2B e que são cada vez mais afetadas pelo potencial da tecnologia da informação (TI) de transformar as regras do seu jogo competitivo. O objetivo é fornecer alguns novos insights para os tomadores de decisão dessas empresas sobre como enfrentar esse tipo de desafio. Os  resultados da pesquisa sugerem que, no mercado B2B, a TI desempenha esse papel estratégico de criação destrutiva, na medida em que habilita redes de relacionamentos virtuais. Também sugerem que: a alta taxa de fracassos nas implantações de sistemas estratégicos de informação decorre, em grande parte, de uma perspectiva tecnicista e reducionista da TI, que deve ser combatida a partir de uma visão mais humana no gerenciamento das mudanças envolvidas nessas implantações; a TI só constitui uma fonte de vantagem competitiva sustentável quando devidamente integrada aos demais recursos/competências organizacionais, em uma relação de ambigüidade causal que cria valor para todos os stakeholders; os modelos dominantes de análise estratégica não são mais adequados para explicar a conduta e o desempenho de empresas B2B que atuam em redes de relacionamento estratégicas. Conclui-se que há uma urgência em desenvolver novos modelos integrativos que levem em consideração dimensões referentes à gestão dos relacionamentos dessas redes em um contexto de mudança crescente.
Citação ABNT:
PITASSI, C.; MACEDO-SOARES, D. V. A. O papel estratégico da tecnologia de informação para as organizações B2B tradicionais. Revista de Administração Pública, v. 36, n. 1, p. 23-50, 2002.
Citação APA:
Pitassi, C., & Macedo-soares, D. V. A. (2002). O papel estratégico da tecnologia de informação para as organizações B2B tradicionais. Revista de Administração Pública, 36(1), 23-50.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/12370/o-papel-estrategico-da-tecnologia-de-informacao-para-as-organizacoes-b2b-tradicionais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português