A capacitação administrativa e a formação de gestores governamentais Outros Idiomas

ID:
12372
Resumo:
Este artigo apresenta um estudo sobre os programas de capacitação administrativa, analisando-os no transcorrer dos processos de reforma do aparato estatal brasileiro. Inicialmente, o artigo traça um paralelo entre a evolução histórica dos programas de reforma do Estado e a estratégia de criação de escolas de formação de altos funcionários no Brasil e na Argentina. Após analisar o contexto político-institucional em que esses programas se desenvolveram e inferir que suas concepções estão subordinadas não apenas aos elementos formadores de suas culturas, mas também às linhas básicas dos modelos de seus estados, o artigo identifica as características da nova administração pública e do novo modelo de gestão apresentado no último movimento de reforma brasileiro de 1995. Com base nessas características e na constatação de que a capacitação administrativa está vinculada à competência — conceitos trabalhados no artigo — são apresentadas sugestões sobre o perfil do gestor para a administração pública gerencial, proposta no plano de reforma do aparelho do Estado brasileiro.
Citação ABNT:
SOUZA, E. C. L.A capacitação administrativa e a formação de gestores governamentais. Revista de Administração Pública, v. 36, n. 1, p. 73-88, 2002.
Citação APA:
Souza, E. C. L.(2002). A capacitação administrativa e a formação de gestores governamentais. Revista de Administração Pública, 36(1), 73-88.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/12372/a-capacitacao-administrativa-e-a-formacao-de-gestores-governamentais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português