As práticas gerenciais promovendo a capacidade de inovação: estudo de múltiplos casos Outros Idiomas

ID:
1240
Periódico:
Resumo:
O artigo é resultante de uma pesquisa que objetivou conhecer as práticas gerenciais adotadas pelas empresas que utilizam a inovação como base para seu  negócio, e como estas práticas contribuem para a capacidade de inovação manifesta destas empresas. O pressuposto conceitual assumido é que a inovação é de natureza empresarial e não apenas tecnológica. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de múltiplos casos. Foram coletados dados primários, por meio de entrevistas e de observação direta, e dados secundários, por meio da análise de relatórios, de artigos de revistas e de periódicos nacionais e internacionais, e de conteúdos dos sites institucionais. Foram analisadas dez empresas de grande, médio e pequeno portes, inovadoras em seus ramos. As práticas gerenciais foram classificadas em cinco categorias: estratégia e posicionamento de mercado, estrutura e ambiente organizacional interno, gestão de tecnologia, gestão de pessoas e gestão de parcerias. Os resultados da pesquisa replicam a teoria e mostram que as práticas gerenciais contribuem para a capacidade de inovação das dez empresas analisadas e promovem a sinergia entre as pessoas e as diversas áreas, criando um ambiente propício à inovação.
Citação ABNT:
CUNHA, N. C. V.; PALMA, M. A. M.; SANTOS, S. A. D. As práticas gerenciais promovendo a capacidade de inovação: estudo de múltiplos casos. Revista ADM.MADE, v. 12, n. 3, art. 21, p. 107-132, 2008.
Citação APA:
Cunha, N. C. V., Palma, M. A. M., & Santos, S. A. D. (2008). As práticas gerenciais promovendo a capacidade de inovação: estudo de múltiplos casos. Revista ADM.MADE, 12(3), 107-132.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1240/as-praticas-gerenciais-promovendo-a-capacidade-de-inovacao--estudo-de-multiplos-casos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português