A democratização da gestão pública: as relações entre gestor, inovação e porte demográfico do município Outros Idiomas

ID:
12664
Resumo:
Democracia e poder local são temas que vêm sendo estudados com profundidade ao longo das últimas décadas. Este artigo analisa alguns aspectos desses temas: o perfil dos gestores municipais, a capacidade inovadora desses gestores e o porte do município. A democratização da gestão pública foi estudada a partir das principais “inovações” na forma de gestão e de atenção à saúde nos municípios. Foram utilizados dados coletados através de questionário enviado aos municípios brasileiros na pesquisa “Municipalização da saúde e poder local no Brasil”. Para a análise estatística dos dados foi utilizado um modelo de análise fatorial de segunda ordem para identificar o grau de correlação entre o perfil do gestor, a inovação na gestão e o porte demográfico do município e testar a influência do porte do município sobre a democratização. Apesar de existir correlação entre o porte demográfico do município e o perfil do gestor, assim como com a inovação na gestão, ela não é tão forte quanto a correlação entre o gestor e a inovação. Conclui-se que o fato de o município ser pequeno não é necessariamente um obstáculo à inovação ou à democratização da gestão, sugerindo-se o fortalecimento dos governos locais, bem como a capacitação dos gestores como agentes de desenvolvimento local.
Citação ABNT:
BLOCH, R. A.; BALASSIANO, M. A democratização da gestão pública: as relações entre gestor, inovação e porte demográfico do município. Revista de Administração Pública, v. 34, n. 1, p. 154-164, 2000.
Citação APA:
Bloch, R. A., & Balassiano, M. (2000). A democratização da gestão pública: as relações entre gestor, inovação e porte demográfico do município. Revista de Administração Pública, 34(1), 154-164.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/12664/a-democratizacao-da-gestao-publica--as-relacoes-entre-gestor--inovacao-e-porte-demografico-do-municipio/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português