Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva Outros Idiomas

ID:
13025
Resumo:
A Realidade Virtual, técnica que permite a interação entre pessoas e computadores, tem tido sua interface melhorada avançando para a tecnologia da Realidade Aumentada (RA), que permite uma interação “usuário-ambiente” mais eficiente e rica. Este estudo questiona como os consumidores avaliam a eficácia da propaganda em ambiente de Realidade Aumentada tendo como base o seu entendimento, a resposta afetiva e risco de compra. O uso da tecnologia da Realidade Aumentada foi avaliado neste estudo quanto à sua eficácia em propaganda via internet, no intuito de descobrir o quão eficazmente este recurso é percebido, com base nas influências dos constructos sobre percepção de risco do consumidor em relação ao produto, resposta afetiva ao experimentar o recurso e entendimento geral da propaganda. Utilizou-se como base teórica os conhecimentos a respeito dos usos da Realidade Aumentada, além do resgate de pesquisas que envolvessem os quatro pilares teóricos do estudo: risco percebido, entendimento, resposta afetiva e eficácia da propaganda. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, predominantemente quantitativa, com aplicação de questionários com 261 respondentes, abordados de forma não probabilística. Os resultados demonstraram que com o uso da tecnologia da Realidade Aumentada, o entendimento da propaganda apresenta uma relação positiva e significativa estatisticamente com eficácia da propaganda. Da mesma forma que a resposta afetiva também está positivamente relacionada com a essa eficácia. Entretanto, o risco percebido apresenta relação negativa com a eficácia, confirmando as hipóteses testadas pela pesquisa e a literatura existente.
Citação ABNT:
PEREIRA, R. M. C.; GELEILATE, J. M. G.; LEOCADIO, ?. L. Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva. Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 3, p. 9-36, 2013.
Citação APA:
Pereira, R. M. C., Geleilate, J. M. G., & Leocadio, ?. L. (2013). Tecnologia da realidade aumentada na propaganda: avaliação da eficácia com base em entendimento, risco e resposta afetiva. Revista de Administração e Inovação, 10(3), 9-36.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/13025/tecnologia-da-realidade-aumentada-na-propaganda--avaliacao-da-eficacia-com-base-em-entendimento--risco-e-resposta-afetiva/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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