Análise do fluxo de distribuição e estorno de medicamentos em hospital filantrópico de Santa Maria, RS Outros Idiomas

ID:
13755
Resumo:
A gestão de medicamentos na farmácia hospitalar demanda um controle rígido de processos a fim de otimizar o fluxo de produtos para as unidades bem como seu retorno à farmácia quando não utilizados. Este trabalho objetivou realizar a conferência do estorno dos medicamentos para a farmácia de hospital filantrópico, analisando o sistema de medicamentos e identificando as causas e padrões de erros de devolução. Foi realizada uma análise descritiva longitudinal por meio de prescrições médicas, registrando os erros contidos nas devoluções dos medicamentos e materiais médicos. Foram verificadas prescrições de quatro unidades do hospital, sendo que a unidade psiquiátrica apresentou menor porcentagem de erros na devolução de medicamentos. Visualizou-se grande quantidade de erros referente as unidades clínica adulta e pós-cirúrgica (47,49% e 54,35%, respectivamente). Com o objetivo de reduzir erros de medicação e estorno, faz-se necessária a adoção de procedimentos operacionais padrão, dose unitária, promoção e capacitação permanente e a educação farmacêutica, além da incorporação da prescrição eletrônica e código de barras no processo de administração de medicamentos.
Citação ABNT:
LIMBERGER, J. B.; SANTOS, T. S. D.; PREDIGER, K. C.; FERRONY, D. A.; BERTAGNOLLI, S. M. M. Análise do fluxo de distribuição e estorno de medicamentos em hospital filantrópico de Santa Maria, RS. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 10, n. 1, p. 36-44, 2013.
Citação APA:
Limberger, J. B., Santos, T. S. D., Prediger, K. C., Ferrony, D. A., & Bertagnolli, S. M. M. (2013). Análise do fluxo de distribuição e estorno de medicamentos em hospital filantrópico de Santa Maria, RS. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 10(1), 36-44.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/13755/analise-do-fluxo-de-distribuicao-e-estorno-de-medicamentos-em-hospital-filantropico-de-santa-maria--rs/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AGAPITO, N. Gerenciamento de Estoques em Farmácia Hospitalar. Anais: GELOG-UFSC, n.10, p.1-12, 2005.

CASSIANI, S.H.D.B; FREIRE, C.C.; GIMENES, F.R.E. A prescrição médica eletrônica em um hospital universitário: falhas de redação e opiniões de usuários. Rev Esc Enferm USP. v.37, n.4, p.1-60, 2003.

FEDERICO, F. Recomendações para as melhores práticas da medicalização: coalizão para prevenção de erros médicos de Massachusetts – EUA. In: Cassiani, SHB. A segurança dos pacientes utilizando medicação. São Paulo: Artes Médicas, 2004.

FIDALGO, T.M.; SILVEIRA, D.X. Uso indevido de drogas entre médicos: problema ainda negligenciado. J. Bras. Psiquiatr ,v.57, n.4, p. 267-269, 2008.

GALVÃO, C. O idoso polimedicado – estratégias para melhorar a prescrição. Rev Port Clin Geral, v.22, p.747-52, 2006.

GIL, A.C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GONÇALVES, A.A.; NOVAES, M.L.O.; SIMONETTI, V.M.M. Otimização de farmácias hospitalares: eficácia da utilização de indicadores para gestão de estoques. Anais: ENEGEP, n.26, p.1-9, 2006.

MIASSO, A.I.; SILVA, A.E.B.C.; CASSIANI, S.H.B.; GROU, C.R.; OLIVEIRA, R.C.; FAKIH, F.T. O processo de preparo e administração de medicamentos: identificação de problemas para propor melhorias e prevenir erros de medicação. Revista Latino-americana de Enfermagem, v.14, n3, p.354-63, 2006.

OLIVEIRA, R.B.; MELO, E.C.P. O sistema de medicação em um hospital especializado no município do Rio de Janeiro. Esc. Anna Nery, v.15, n.3, p. 480-489, 2011.

OPITZ, S.P. Sistema de medicação: análise dos erros nos processos de preparo e administração de medicamentos em um hospital de ensino, 187f. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006.

RICALDONI, C.A.C; SENA, R.R. Educação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v.14, n.6, 2006

RODRIGUES, M.L. Prescrição eletrônica de medicamentos. In: CASSIANI, S.H.B. A segurança dos pacientes utilizando medicação. São Paulo: Artes Médicas, 2004

ROSA, M.B.; PERINI, E. Erros de medicação: Quem foi? Revista Associação Medica Brasileira, v.49, n.3, p. 335-341,2003.