Assimetria de informações e pagamento de dividendos na Bovespa

ID:
14484
Resumo:
A pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da assimetria de informações, dos custos de agência e da estrutura de propriedade sobre a determinação do pagamento de proventos em 178 empresas de capital aberto cotadas na Bovespa. O período analisado foi de 2000-2004. Utilizou-se o modelo de regressão para dados censurados (Tobit), devido ao fato de o índice de payout ser truncado em zero. Verificou-se que as empresas com American depositary receipts emitidos na Bolsa de Nova Iorque, uma proxy para me-nor assimetria de informações, pagaram proventos menores, o que é consistente com a hipótese de sinalização. Após o controle da assimetria de informações, a concentração de propriedade pelo controlador (insider) apresentou uma relação negativa com o paga-mento de proventos. Finalmente, verificou-se uma relação negativa do pagamento de proventos com as oportunidades de cresci-mento e positiva com o fluxo de caixa, como previsto pela hipótese de hierarquia das fontes.
Citação ABNT:
IQUIAPAZA, R. A.; LAMOUNIER, W. M.; AMARAL, H. F. Assimetria de informações e pagamento de dividendos na Bovespa. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2008.
Citação APA:
Iquiapaza, R. A., Lamounier, W. M., & Amaral, H. F. (2008). Assimetria de informações e pagamento de dividendos na Bovespa. Advances in Scientific and Applied Accounting, 1(1), 1-15.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/14484/assimetria-de-informacoes-e-pagamento-de-dividendos-na-bovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português