Resumo:
O presente estudo objetiva investigar, com base nos indicadores
recomendados no Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em
Relatórios Anuais, da ONU, as principais características da divulgação
de informações sociais das 30 maiores empresas brasileiras e das 30
maiores empresas britânicas classificadas segundo o ranking The
Global 2000, da revista Forbes; e as prováveis explicações para os
resultados à luz da Teoria Institucional. Trata-se de estudo
exploratório, compreendendo pesquisa documental e análise de relatórios
anuais e sociais. A análise dos dados se deu com o emprego de técnicas
como distribuição de frequência, média aritmética e testes de igualdade
entre médias amostrais. No exame dos dados obtidos, percebe-se uma maior
divulgação dos indicadores faturamento total bruto e pagamentos ao governo – explicada a partir do pilar regulativo da Teoria Institucional; do indicador contribuições voluntárias à sociedade civil – explicada pelo pilar cognitivo da Teoria Institucional; e do indicador novos investimentos – atribuída ao peso do grupo de stakeholders
a quem se destina a informação. Aplicados os testes estatísticos,
evidenciou-se uma maior divulgação social nas empresas brasileiras, em
cinco dos quinze indicadores estudados. Este estudo amplia a análise
comparativa da divulgação social de empresas brasileiras e companhias de
países considerados avançados em RSC.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, M. C.; ARAÚJO JÚNIOR, J. F.; OLIVEIRA, O. V.; PONTE, V. M. R. Disclosure social de empresas brasileiras e britânicas à luz da teoria institucional. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 5, n. 1, p. 2-26, 2012.
Citação APA:
Oliveira, M. C., Araújo Júnior, J. F., Oliveira, O. V., & Ponte, V. M. R. (2012). Disclosure social de empresas brasileiras e britânicas à luz da teoria institucional. Advances in Scientific and Applied Accounting, 5(1), 2-26.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/14544/disclosure-social-de-empresas-brasileiras-e-britanicas-a-luz-da-teoria-institucional/i/pt-br
Referências:
CALIXTO, L. Análise comparativa da evidenciação socioambiental de multinacionais em países latino-americanos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 33. Anais... São Paulo: Anpad, 2009.
CARVALHO, C. A.; GOULART, S.; VIEIRA, M. M. F. A inflexão conservadora na trajetória histórica da teoria institucional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 28. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2004.
CLARKSON, M. B. E. A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. Academy of Management Review, v. 20, n. 1, jan. 1995.
CUNHA, J. V. A. da; RIBEIRO, M. de S.. Divulgação voluntária de informações de natureza social: um estudo nas empresas brasileiras. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 3. Anais...Salvador: Anpad, 2006.
DAHER, W. de M. Responsabilidade social corporativa: geração de valor reputacional nas organizações internacionalizadas. São Paulo: Saint Paul Editora, 2006.
DAY, R.; WOODWARD, T. Disclosure of information about employees in the directors’ report of UK published financial statements: substantive or symbolic? Accounting Forum, n. 28, p. 43-59, 2004.
DEEGAN, C.. Legitimacy theory. In: HOQUE, Zahirul (Org.). Issues in accounting research: theories and methods. Londres: Spiramus Press Ltd, 2006.
DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. Introduction. In: DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. (Eds.). The new institutionalism in organizational analysis. Chicago: The University of Chicago Press, 1991.
DONALDSON, T.; PRESTON, L. E. The stakeholder theory of the corporation: concepts, evidence and implications. Academy of Management Review, v. 20, n. 1, jan. 1995.
DYE, R. A. An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, n. 32, v. 1-3, p. 181-235, 2001.
DYE, R. A. Disclosure of nonproprietary information. Journal of Accounting Research, USA, v. 23, n. 1, p. 123-145, Spring, 1985.
FORTANIER, F.; KOLK, A. On the economic dimensions of corporate social responsibility exploring fortune global 250 reports. Business & Society. v. 46, n. 4, p. 457-478, Dec. 2007.
GAO, S. S. ; HERAVI, S.; XIAO, J. Z. Determinants of corporate social and environmental reporting in Hong Kong: a research note. Accounting Forum. v. 29, p. 233-242, 2005.
HOQUE, Z.; HOPPER, T. Rationality, accounting and politics: a case study of management control in a Bangladeshi jutemill. Manage. Acc. Res. 5, p. 5-30, 1994.
LINDBLOM, C. K. The implications of organizational legitimacy for corporate social performance and disclosure. Critical perspectives on accounting. In: CRITICAL PERSPECTIVES ON ACCOUNTING CONFERENCE. Anais…New York. 1994.
MAHONEY, L.; ROBIN, W. R. Corporate social performance, financial performance and institutional ownership in Canadian firms. Accounting Forum. n. 31, p. 233-253, 2007.
MÄKELÄ, H.; NÄSI, S. Social responsibilities of MNCs in downsizing operations: A finnish forest sector case analysed from the stakeholder, social contract and legitimacy theory point of view. Accounting, Auditing & Accountability Journal. Finlândia, v. 23, n. 2, p. 149-174, 2010.
MARCH, J. G.; OLSEN, J. P. El nuevo institucionalismo: factores organizativos de la vida política. Zona Abierta, Madrid, 1993.
MARGOTTO. P. R. Cálculo da amostra. 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2010.
MITCHEL, R. K.; AGLE, B. R.; WOOD, D. J. Toward a theory of stakeholder identification and salience: defining the principle of who and what really counts. Academy of Management Review, v. 22, n. 4, p. 853-886, 1997.
MOLL, J.; BURNS, J.; MAJOR, Maria. Institutional theory. In: HOQUE, Z. (Org.) Issues in accounting research: theories and methods. Londres: Spiramus Press Ltd, 2006.
MOURA, F. V. de; DIAS FILHO, J. M. Evidenciação de cunho social em seis bancos brasileiros – uma análise à luz da teoria institucional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 33. Anais... São Paulo: Anpad, 2009.
OLIVEIRA, M. C. et al. Corporate social reporting practices of French and Brazilian companies: a comparison based on institutional theory. In: AIB 2011, 2011, Nagoya/Japão. AIB 2011. Nagoya/Japão: Academy of International Business, 2011.
SCOTT, W. Institutions and organisations. 3. ed. London: Sage Publising, 2008.
SELZNICK, P. A liderança na administração: uma interpretação sociológica. Rio de Janeiro: FGV, 1972.
TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A instrumentalização da teoria institucional. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (Orgs.) Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999.
UNITED NATIONS. Guidance on corporate responsibility indicators in annual reports. United Nations: New York and Geneva, 2008.