Resumo:
As
contribuições ao entendimento da universidade, enquanto organização, do
ponto de vista da avaliação de seu desempenho, vem merecendo atenção
crescente. O recente relatório da Comissão Nacional para Reformulação da Educação
Superior (1985) aponta a ausência de parâmetros para avaliação como um
dos problemas mais graves com que se defronta o ensino superior
brasileiro. O
documento, ao mesmo tempo em que reconhece a necessidade de desenvolver
sistemas de avaliação nesta área, comenta muitos dos problemas
envolvidos neste tipo de avaliação e conclui por propor que o Conselho
Federal de Educação assuma o papel de legitimar os processos de
avaliação que venham a ser desenvolvidos.
Resumo Inglês:
Performance evaluation in higher education is a very controversial matter, which is being discussed already by researchers abroad for over a few years, but only recently in Brazil, still with no visible consensus. In order to contribute to this discussion, officially recognized by the Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior (National Comission for the Restructuring of Higher Education), the article envisages a critical study on the viability of using effectiveness and efficiency indicators, withing the context of Brazilian universities. Starting from organizational peculliarities of the university, the study intends to gather evidence on the inconsistency in the use of said indicators and, from its conclusions, goes on to suggest some lines of research the author considers as priority guidelines for pedormance in Brazilian universities.
Citação ABNT:
LEITÃO, S. P.Indicadores de desempenho na universidade: uma avaliação. Revista de Administração Pública, v. 21, n. 2, p. 55-72, 1987.
Citação APA:
Leitão, S. P.(1987). Indicadores de desempenho na universidade: uma avaliação. Revista de Administração Pública, 21(2), 55-72.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/14686/indicadores-de-desempenho-na-universidade--uma-avaliacao/i/pt-br