As Corporalidades do trabalho bailarino: entre a exigência extrema e o dançar com a alma Outros Idiomas

ID:
14991
Resumo:
O contexto de desenvolvimento das pesquisas de corpo na Administração requer uma investigação que permita uma compreensão corporificada (não representacional) desse campo do conhecimento. Para isso, refletimos sobre estudos de corpo e corporalidades nos campos da Administração e da Dança (ballet), assim como informações de uma etnografia realizada em uma importante companhia de dança brasileira, a Dançar Companhia de Dança (nome fictício). O objetivo deste artigo é investigar como os bailarinos da Dançar corporificam (embody) seu trabalho bailarino. Apontamos para três importantes processos de corporificação do trabalho bailarino, quer sejam: a corporificação das dores e lesões, a corporificação de um tipo de corpo e de movimentação corporal e, por fim, a dificuldade de corporificar o dançar com a alma. Compreendemos que tais corporalidades se constituem a partir de um contexto mais amplo do que o da organização Dançar, pois incluem questões de hierarquia e disciplina, assim como composições sócio-histórico-culturais do campo da dança. Sob a perspectiva prática, analisamos que a exigência – organizacional e do campo da dança – por tais corporalidades acarreta tanto o uso extremo do corpo bailarino, quanto a vivência limitada da dança por esses trabalhadores artistas.
Citação ABNT:
ALMEIDA, D. D.; PEREIRA, M. T. F. As Corporalidades do trabalho bailarino: entre a exigência extrema e o dançar com a alma. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 6, p. 720-738, 2013.
Citação APA:
Almeida, D. D., & Pereira, M. T. F. (2013). As Corporalidades do trabalho bailarino: entre a exigência extrema e o dançar com a alma. Revista de Administração Contemporânea, 17(6), 720-738.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/14991/as-corporalidades-do-trabalho-bailarino--entre-a-exigencia-extrema-e-o-dancar-com-a-alma/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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