O desenvolvimento, as ciências sociais e a tomada de decisão no setor público Outros Idiomas

ID:
15196
Autores:
Resumo:
Este artigo é o resultado de vários anos de pesquisa e ensino nas áreas de desenvolvimento e administração pública. Através dele pretendemos apresentar nossa visão sobre as inter-relações das estratégias de desenvolvimento, o pensamento nas ciências sociais e a tomada de decisão no setor público. Os argumentos aqui apresentados podem ser resumidos da seguinte maneira: a) dentro das ciências sociais, podemos distinguir duas linhas de pensamento, nítidas, fortes e coerentes, que têm implicações divergentes para a análise de qualquer problema que desafia o setor público; b) os métodos de pesquisa empírica, que têm sérios problemas conceituais e práticos, não podem ser utilizados para comprovar a veracidade de nenhuma destas linhas de pensamento; c) devido às limitações das teorias e métodos utilizados pelas ciências sociais, a abordagem da administração moderna sobre a tomada de decisão tem poucas possibilidades de esclarecer ou melhorar as estratégias seguidas para a solução dos problemas mais sérios enfrentados pelo setor público; d) é necessário, portanto, desenvolver, em relação à administração pública, uma nova abordagem que enfatize mais a abrangência e a abertura dos processos decisórios do setor público.
Citação ABNT:
KLEES, S.O desenvolvimento, as ciências sociais e a tomada de decisão no setor público. Revista de Administração Pública, v. 15, n. 2, p. 45-75, 1981.
Citação APA:
Klees, S.(1981). O desenvolvimento, as ciências sociais e a tomada de decisão no setor público. Revista de Administração Pública, 15(2), 45-75.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/15196/o-desenvolvimento--as-ciencias-sociais-e-a-tomada-de-decisao-no-setor-publico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português