Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração Outros Idiomas

ID:
1590
Periódico:
Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir duas experiências, na graduação e na pós-graduação (Mestrado), nas quais filmes são usados - respectivamente, como estudo de caso e sátira - no ensino de comportamento organizacional e metodologia de pesquisa. Argumenta-se que os filmes são uma poderosa ferramenta não apenas para ilustrar tópicos e conceitos relacionados à administração, mas também para demonstrar aplicações de teorias da área de Comportamento Organizacional, sem contar que podem ser usados para propiciar a discussão sobre abordagens, procedimentos e técnicas de pesquisa. Dessa forma, constituem uma fonte de material pedagógico mais estimulante e motivadora que métodos convencionais de ensino. Esse potencial dos filmes na prática de ensino é demonstrado por meio de dois exemplos baseados, respectivamente, no episódio "Origem Distante" do seriado de ficção científica para TV Jornada nas Estrelas Voyager (Star Trek Voyager) e do longa-metragem Tormenta (White Squall). Defende-se que, com o uso de filmes em sala de aula, os alunos aprendem por meio do processo de aprendizagem social e vivenciam experiências de forma vicária.
Citação ABNT:
MENDONÇA, R.; GUIMARÃES, F. P. Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração. Cadernos EBAPE.BR, v. 6, n. Ed. Especial, art. 2, p. 1-21, 2008.
Citação APA:
Mendonça, R., & Guimarães, F. P. (2008). Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração. Cadernos EBAPE.BR, 6(Ed. Especial), 1-21.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1590/do-quadro-aos--quadros---o-uso-de-filmes-como-recurso-didatico-no-ensino-de-administracao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português