Resumo:
O movimento de governança corporativa ganhou força durante os últimos dez anos em resposta a abusos de poder, fraudes e erros estratégicos. todos envolvendo valores significativos. Os abusos de poder mais freqüentes são os de acionista controlador sobre minoritários, diretoria sobre acionistas e administradores sobre terceiros. As fraudes são o uso de informação privilegiada em benefício próprio, o furto ou o desvio de fundos. Os erros estratégicos vêm de muito poder concentrado em uma só pessoa. normalmente o executivo principal. que escolhe um caminho errado e demora para corrigí-lo. O movimento de governança corporativa inicialmente foi mais forte nos Estados Unidos e na Inglaterra. países que têm mercados de capitais avançados. O foco desse movimento recai sobre órgãos já existentes, como as Comissões de Valores Mobiliários, os Conselhos de Administração e as Auditorias Independentes. Como, normalmente, o elo mais fraco dessa cadeia é o Conselho de Administração, os esforços são direcionados para essa área.
Citação ABNT:
HALLQVIST, B.Código das melhores práticas de governança corporativa — o conselho de administração. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 2, p. 72-76, 2000.
Citação APA:
Hallqvist, B.(2000). Código das melhores práticas de governança corporativa — o conselho de administração. RAUSP Management Journal, 35(2), 72-76.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16315/codigo-das-melhores-praticas-de-governanca-corporativa-----o-conselho-de-administracao/i/pt-br