Resumo:
Analisa-se como o emprego da tecnologia de informação tem proporcionado substancial adição de valor a empresas que transformaram transações comerciais convencionais em um sofisticado sistema de distribuição a baixo custo. Experiências consagradas nos Estados Unidos, como as da Dell Computer, da Charles Schwab, da E*trade, da Amazon, da Fragrance Counter e da Federal Express, são comparadas a casos brasileiros. As dificuldades enfrentadas vis-à-vis às vantagens competitivas adquiridas nesses processos de inovações descontínuas são discutidas neste artigo. Essas inovações só se revelaram vitoriosas quando os consumidores se sofisticaram e quando os produtos começaram a perder suas antigas diferenciações dentro do mercado. Nesse contexto, procura-se confrontar o estágio evolutivo dos consumidores brasileiros com o dos consumidores norte-americanos, antecipando-se os próximos passos a serem seguidos em mercados de hipercrescimento.
Resumo Inglês:
The article analyses how the employment of information technology provides a substantial value addition for companies which transformed conventional commercial operations into a sophisticated. Iow cost distribution system. Companies with renowned experience in lhe United States, such as Deli Computer, Charles Schwab, E*Trade, Amazon, Fragrance Counter, Federal Express, are compared with Brazilian cases. This article discusses the difficulties faced vis-à-vis competitive advantages acquired in discontinuous innovations. These innovations turned out successf ully only when consumers beca me sophisticated and when products began to lo se their former differences within lhe market. ln this context, there is an endeavor to confront the evolution stage of Brazilian and American consumers in an attempt to anticipate hyper growth markets.
Citação ABNT:
ALVES, M. H. F.; LAMOUNIER, A. E. B.; JABUR, F. P. Internet — adicionando valor por meio de inovações descontínuas: a experiência brasileira. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 2, p. 30-36, 2000.
Citação APA:
Alves, M. H. F., Lamounier, A. E. B., & Jabur, F. P. (2000). Internet — adicionando valor por meio de inovações descontínuas: a experiência brasileira. RAUSP Management Journal, 35(2), 30-36.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16320/internet-----adicionando-valor-por-meio-de-inovacoes-descontinuas--a-experiencia-brasileira/i/pt-br