Resumo:
São discutidos neste artigo os aspectos culturais do uso de Tecnologias de Informação (TI) em organizações voltadas à pesquisa acadêmica. A tecnologia é analisada como elemento de integração entre as várias áreas de conhecimento existentes em uma organização e como recurso de apoio ao desenvolvimento e à organização dos conhecimentos nela construídos e acumulados. São analisadas as diferenças de uso que cada instituição pode fazer da tecnologia em virtude da visão que cada cultura organizacional tem sobre o que seja o trabalho humano, a forma mais adequada de relação entre as pessoas, e a forma de trabalho mais presente nessa cultura (individual ou em grupo). Utilizou-se uma abordagem multimetodológica, empregando como técnicas de coleta dados a análise documental, as entrevistas pessoais e um questionário (versão eletrônica e versão em papel). Concluiu-se que as diferenças de uso da TI na atividade de pesquisa acadêmica estão associadas ao tipo de relação que cada entidade mantém com o ambiente, à forma de trabalho predominante em cada organização (individual ou em grupo), e à natureza da atividade (pesquisa de ponta ou pesquisa voltada para a resolução de problemas sociais) de cada instituição. Constatou-se que a forma de trabalho e a fonte de recursos são as variáveis que melhor explicam as diferenças de uso da TI.
Resumo Inglês:
ln this article are discussed the cultural aspects of lhe use of lnformation Technologies (IT) in organizations dedicated to academic research. The technology is analyzed as an integration element among the severa! knowledge areas existent in an organizalion andas a support resource to development and to the organization of the acquired and accumulated knowledge. The diff erences of the use of technology in each institution are analyzed, according to vision that each organizational culture has on what the human work is, the adapted form of relationship among the people. and the most usual form of work in that culture (individual or in group). The paper has a multi-methodological approach, using as data collection techniques the documental analysis, the personal interviews and a questiotmaire (electronic version and version in paper). lt concludes that the differences of use of the IT in the acaderruc research activity are associated to the relationship type that each institution maintains with the environment, to the predominant form of work in each organization (individual or in group), and to the nature of the activity (frontier research or research directed to the resolution of social problems) of each instfü1tion. lt was verified that the work form and the source of resources are lhe variables that best explains the diff erences of use of IT.
Citação ABNT:
SILVA, S. M.; FLEURY, M. T. L.; FLEURY, M. T. L. Aspectos culturais do uso de tecnologias de informação em pesquisa acadêmica. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 2, p. 19-29, 2000.
Citação APA:
Silva, S. M., Fleury, M. T. L., & Fleury, M. T. L. (2000). Aspectos culturais do uso de tecnologias de informação em pesquisa acadêmica. RAUSP Management Journal, 35(2), 19-29.
Link Permanente:
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