Aspectos culturais do uso de tecnologias de informação em pesquisa acadêmica Outros Idiomas

ID:
16321
Resumo:
São discutidos neste artigo os aspectos culturais do uso de Tecnologias de Informação (TI) em organizações voltadas à pesquisa acadêmica. A tecnologia é analisada como elemento de integração entre as várias áreas de conhecimento existentes em uma organização e como recurso de apoio ao desenvolvimento e à organização dos conhecimentos nela construídos e acumulados. São analisadas as diferenças de uso que cada instituição pode fazer da tecnologia em virtude da visão que cada cultura organizacional tem sobre o que seja o trabalho humano, a forma mais adequada de relação entre as pessoas, e a forma de trabalho mais presente nessa cultura (individual ou em grupo). Utilizou-se uma abordagem multimetodológica, empregando como técnicas de coleta dados a análise documental, as entrevistas pessoais e um questionário (versão eletrônica e versão em papel). Concluiu-se que as diferenças de uso da TI na atividade de pesquisa acadêmica estão associadas ao tipo de relação que cada entidade mantém com o ambiente, à forma de trabalho predominante em cada organização (individual ou em grupo), e à natureza da atividade (pesquisa de ponta ou pesquisa voltada para a resolução de problemas sociais) de cada instituição. Constatou-se que a forma de trabalho e a fonte de recursos são as variáveis que melhor explicam as diferenças de uso da TI.
Citação ABNT:
SILVA, S. M.; FLEURY, M. T. L.; FLEURY, M. T. L. Aspectos culturais do uso de tecnologias de informação em pesquisa acadêmica. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 2, p. 19-29, 2000.
Citação APA:
Silva, S. M., Fleury, M. T. L., & Fleury, M. T. L. (2000). Aspectos culturais do uso de tecnologias de informação em pesquisa acadêmica. RAUSP Management Journal, 35(2), 19-29.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16321/aspectos-culturais-do-uso-de-tecnologias-de-informacao-em-pesquisa-academica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português