Informatizando a comunicação na universidade: uma análise cultural Outros Idiomas

ID:
16322
Resumo:
Neste artigo, usa-se um modelo construído a partir dos conceitos da cultura organizacional para explicar problemas relacionados à implementação de inovações com a tecnologia de informação nas organizações. O modelo é útil para prever as consequências de decisões tecnológicas e para explicar comportamentos, uma vez que articula a implementação da tecnologia de informação com fatores não-técnicos, como a natureza do trabalho, a história da organização e as relações de poder. A dinâmica da implementação da Internet como ferramenta de comunicação para uso na pesquisa acadêmica foi analisada em duas faculdades. Observou-se que o maior ou o menor uso da Internet depende das formas de relacionamento estabelecidas dentro de cada faculdade, bem como dos padrões de relacionamento da faculdade com o ambiente externo. Diferentes padrões de relacionamento caracterizam campos do conhecimento distintos e tais padrões de relacionamento são reforçados por valores presentes na cultura organizacional. Tanto as práticas quanto os valores se transformaram com o tempo, especialmente em razão de políticas de incentivo à pesquisa.
Citação ABNT:
CASTELLANI, M. R.; ZWICKER, R. Informatizando a comunicação na universidade: uma análise cultural. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 2, p. 10-18, 2000.
Citação APA:
Castellani, M. R., & Zwicker, R. (2000). Informatizando a comunicação na universidade: uma análise cultural. RAUSP Management Journal, 35(2), 10-18.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16322/informatizando-a-comunicacao-na-universidade--uma-analise-cultural/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português