Resumo:
Neste artigo, usa-se um modelo construído a partir dos conceitos da cultura organizacional para explicar problemas relacionados à implementação de inovações com a tecnologia de informação nas organizações. O modelo é útil para prever as consequências de decisões tecnológicas e para explicar comportamentos, uma vez que articula a implementação da tecnologia de informação com fatores não-técnicos, como a natureza do trabalho, a história da organização e as relações de poder. A dinâmica da implementação da Internet como ferramenta de comunicação para uso na pesquisa acadêmica foi analisada em duas faculdades. Observou-se que o maior ou o menor uso da Internet depende das formas de relacionamento estabelecidas dentro de cada faculdade, bem como dos padrões de relacionamento da faculdade com o ambiente externo. Diferentes padrões de relacionamento caracterizam campos do conhecimento distintos e tais padrões de relacionamento são reforçados por valores presentes na cultura organizacional. Tanto as práticas quanto os valores se transformaram com o tempo, especialmente em razão de políticas de incentivo à pesquisa.
Resumo Inglês:
This paper uses a model built from organizational culture concepts in arder to explain problems related to the implementalion of inf ormation technology innovation in an organization. The model is particularly useful in anticipating the consequences of technological decisions and in explaining human behavior. since it articulates the implementation of information technology to non technical factors such as the nature of work, organizational history and relationships of power. The dynamícs of Internet implementation as a communication tool in academíc research has been analyzed in two academíc institutions. lt has been found that the use of Internet to different degrees depends on lhe kind of relationshíps establlshed inside the institution and on the kind of relationships between the instilution and the environment. Different relationship patterns occur in different fields of knowledge and those relationship patterns are reinf orced by values, which were found in organizational culture. Both practices and values have changed with time. especially dueto research incentive policies.
Citação ABNT:
CASTELLANI, M. R.; ZWICKER, R. Informatizando a comunicação na universidade: uma análise cultural. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 2, p. 10-18, 2000.
Citação APA:
Castellani, M. R., & Zwicker, R. (2000). Informatizando a comunicação na universidade: uma análise cultural. RAUSP Management Journal, 35(2), 10-18.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16322/informatizando-a-comunicacao-na-universidade--uma-analise-cultural/i/pt-br