Uma proposta de planejamento estratégico para a reposição de produtos nas lojas de uma rede supermercadista Outros Idiomas

ID:
16400
Resumo:
Neste trabalho apresenta-se uma proposta de planejamento estratégico de reposição de produtos nas lojas deuma rede supermercadista. Utiliza-se, para isso, um método quantitativo para a previsão de séries temporais, asRedes Neurais Artificiais de Bases Radiais (RBF), e, também, é proposto um método qualitativo de interpretaçãodos resultados de previsão e estabelecimento de limites de estoque para cada produto de cada loja da rede. O objetivocom este planejamento estratégico é a redução dos níveis de ruptura dos produtos (falta de produtos nas gôndolas),assim como o não ocasionamento de superestocagem, além do aumento do nível de serviço logístico aos clientes. Os resultados obtidos foram altamente satisfátórios, reduzindo a ruptura do CD-Loja, em média, de 12% para cerca de 0,7% nos hipermercados e de 15% para 1,7% nos supermercados, gerando assim inúmeras vantagens competitivas para a empresa. A aplicação das RBF’s para a previsão mostrou-se eficiente quando utilizada em conjunto com a estratégia de reposição proposta neste trabalho, tornando os processos operacionais efetivos.
Citação ABNT:
SCARPIN, C. T.; SAKAGUTI, F. Y.; STEINER, M. T. A. Uma proposta de planejamento estratégico para a reposição de produtos nas lojas de uma rede supermercadista. Revista Brasileira de Estratégia, v. 4, n. 2, p. 141-153, 2011.
Citação APA:
Scarpin, C. T., Sakaguti, F. Y., & Steiner, M. T. A. (2011). Uma proposta de planejamento estratégico para a reposição de produtos nas lojas de uma rede supermercadista. Revista Brasileira de Estratégia, 4(2), 141-153.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16400/uma-proposta-de-planejamento-estrategico-para-a-reposicao-de-produtos-nas-lojas-de-uma-rede-supermercadista/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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