Um modelo quantitativo de um fundo de capitalização Outros Idiomas

ID:
16557
Resumo:
Neste artigo, apresenta-se a formulação teórica de um modelo de fundo de capitalização. Primeiramente, é abordada a situação de contribuição constante e, posteriormente, a situação de contribuição variável no tempo. Em ambos os casos estuda-se o saldo do fundo no início da aposentadoria e no final do usufruto, bem como o valor apropriado da contribuição para zerar o saldo final. No caso da contribuição variável, estuda-se ainda o valor possível da aposentadoria, tanto em termos da média das contribuições como em termos da última contribuição. A situação de contribuição variável é estendida para estudar-se, estatisticamente, o valor possível da aposentadoria de uma população, em termos da contribuição média ou da contribuição do último período, quando for conhecido o aumento anual médio do salário. As equações obtidas são ilustradas com exemplos quantitativos, por meio de tabelas e gráficos.
Citação ABNT:
PENNA, A. F. D. S.; MORAES, M. A. S. Um modelo quantitativo de um fundo de capitalização. RAUSP Management Journal, v. 36, n. 1, p. 46-56, 2001.
Citação APA:
Penna, A. F. D. S., & Moraes, M. A. S. (2001). Um modelo quantitativo de um fundo de capitalização. RAUSP Management Journal, 36(1), 46-56.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16557/um-modelo-quantitativo-de-um-fundo-de-capitalizacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português