A geração de sinergias e seus impactos na rentabilidade das empresas nos casos de fusões e aquisições Outros Idiomas

ID:
16561
Resumo:
A onda de fusões e aquisições é real. Desde 1995 o Brasil ocupa o primeiro lugar na América Latina em número de operações de fusões e aquisições de empresas. Bancos, seguradoras, autopeças, siderúrgicas, empresas alimentícias, enfim, todos os setores já passaram por esses processos e os números indicam que essa onda é crescente. Neste artigo, aborda-se o tema fusões e aquisições dentro do contexto brasileiro e da globalização. Essas operações são vistas como estratégias corporativas que auxiliam as empresas nacionais na renovação do parque industrial, na obtenção de tecnologia e na capitalização. Das teorias existentes sobre os motivos da ocorrência de fusões e aquisições, a da eficiência, que trata dos ganhos de sinergias, foi a mais destacada pelos pesquisadores. Assim, essa teoria é a base da pesquisa prática deste trabalho. As pesquisas sobre os resultados desses processos não geraram conclusões uniformes: umas apontam o elevado índice de fracasso dessas operações; outras alegam que tais operações geram sinergias e rentabilidade. Neste trabalho exploratório, por meio da análise das demonstrações econômico-financeiras (antes e depois da reestruturação corporativa) de 25 empresas envolvidas em 22 processos de fusões e aquisições ocorridos entre 1995 e 1997, tenta-se responder se realmente existiram sinergias nesses processos e quais foram os seus impactos na rentabilidade das empresas.
Citação ABNT:
MATIAS, A. B.; PASIN, R. M. A geração de sinergias e seus impactos na rentabilidade das empresas nos casos de fusões e aquisições. Revista de Administração, v. 36, n. 1, p. 5-13, 2001.
Citação APA:
Matias, A. B., & Pasin, R. M. (2001). A geração de sinergias e seus impactos na rentabilidade das empresas nos casos de fusões e aquisições. Revista de Administração, 36(1), 5-13.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16561/a-geracao-de-sinergias-e-seus-impactos-na-rentabilidade-das-empresas-nos-casos-de-fusoes-e-aquisicoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português