Relações entre indicadores de P&D e de resultado empresarial Outros Idiomas

ID:
16635
Resumo:
Neste trabalho, objetiva-se contribuir para o entendimento das relações entre o esforço de inovação e os resultados obtidos pelas empresas brasileiras, procurando estudar o grau de associação entre uma série de indicadores de intensidade de P&D (despesa em P&D), de resultado de P&D (patentes) e de resultado empresarial (lucratividade, faturamento, participação do mercado, faturamento gerado por produtos novos ou melhorados). Para tanto, efetuou-se uma revisão bibliográfica visando colher subsídios para a formulação de 11 hipóteses envolvendo os indicadores mencionados, que foram testadas a partir de dados provenientes de 125 empresas informantes da Base de Dados sobre Indicadores Empresariais de Inovação Tecnológica, implementada desde 1992 pela Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (ANPEI). Os resultados indicam basicamente que, de um lado, os investimentos em P&D estão fortemente associados com a futura participação de novos produtos na receita total das empresas e, de outro, diferentemente do que ocorre em outros países, são os resultados de vendas que parecem condicionar os investimentos em P&D no futuro.
Citação ABNT:
ANDREASSI, T.; SBRAGIA, R. Relações entre indicadores de P&D e de resultado empresarial. Revista de Administração, v. 37, n. 1, p. 72-84, 2002.
Citação APA:
Andreassi, T., & Sbragia, R. (2002). Relações entre indicadores de P&D e de resultado empresarial. Revista de Administração, 37(1), 72-84.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16635/relacoes-entre-indicadores-de-p-d-e-de-resultado-empresarial/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português