A complexidade e o estudo das organizações: explorando possibilidades Outros Idiomas

ID:
16669
Resumo:
Comparar os sistemas organizacionais a sistemas dinâmicos não-lineares colocaria à disposição do administrador de empresas as idéias desenvolvidas recentemente pela Teoria da Complexidade. O objetivo neste artigo é discutir a possibilidade de o conjunto de conceitos coletivamente chamado de ciência da Complexidade ser uma alternativa para o melhor entendimento da experiência de gerir e participar de uma organização. Na literatura científica, em especial na das ciências naturais e da matemática, há fortes evidências de que a ciência da Complexidade (ou dos Sistemas Dinâmicos Não-Lineares) está se consolidando e contribuindo para a compreensão de fenômenos antes fora do alcance da ciência. Utilizaram-se conceitos da Teoria Geral de Sistemas, da Cibernética e da Nova Economia de Empresas para buscar uma forma de transpor os conceitos da Complexidade para o estudo das organizações. Chegou-se à conclusão de que a Complexidade pode ser uma resposta a algumas das questões que os conceitos citados deixaram em aberto.
Citação ABNT:
GIOVANNINI, F.A complexidade e o estudo das organizações: explorando possibilidades. RAUSP Management Journal, v. 37, n. 3, p. 56-66, 2002.
Citação APA:
Giovannini, F.(2002). A complexidade e o estudo das organizações: explorando possibilidades. RAUSP Management Journal, 37(3), 56-66.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16669/a-complexidade-e-o-estudo-das-organizacoes--explorando-possibilidades/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português