Contribuições da “estratégia como prática” ao pensamento em estratégia Outros Idiomas

ID:
16681
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma resumida história do pensamento em estratégia, incorporandoas contribuições teóricas da estratégia como prática social. Para isso, apresenta algumas discussões centrais que marcam e constituem o campo de conhecimento e de práticas em estratégia, a partir de uma pesquisa bibliográfica, de cunho teórico-interpretativo. Assim, o artigo é organizado em cinco partes: aintrodução; as considerações metodológicas; a caracterização da estratégia como um campo de estudos ede práticas; a discussão das diferentes abordagens teóricas que se constituíram historicamente no campo; a apresentação da abordagem da estratégia como prática; e, finalmente, as considerações finais. Dentro desse escopo, parte-se das contribuições dos teóricos clássicos até essa perspectiva contemporânea. Apresentam-se as ideias centrais de cada abordagem teórica, discutindo-as criticamente. O trabalho organiza esse campo de conhecimento, já que os principais estudos que mapeiam a área ainda não incorporaramos desenvolvimentos recentes da estratégia como prática. O artigo discute as principais concepções dessa abordagem a partir de uma orientação epistemológica interpretativa e social construtivista. Entende-se que além de essa corrente ser fruto da recente virada prática na teoria social, incorpora contribuições deoutras escolas do pensamento. O artigo é concluído com a ideia de que a abordagem da estratégia comoprática apresenta-se como uma perspectiva de análise que, muito antes de sobrepujar qualquer outra abordagem teórica, as incorpora no estudo que toma por base o fenômeno em si, a prática em uso.
Citação ABNT:
CANHADA, D. I. D.; RESE, N. Contribuições da “estratégia como prática” ao pensamento em estratégia. Revista Brasileira de Estratégia, v. 2, n. 3, p. 273-289, 2009.
Citação APA:
Canhada, D. I. D., & Rese, N. (2009). Contribuições da “estratégia como prática” ao pensamento em estratégia. Revista Brasileira de Estratégia, 2(3), 273-289.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16681/contribuicoes-da----estrategia-como-pratica----ao-pensamento-em-estrategia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português