Gestão estratégica de pessoas como fonte de vantagens competitivas nas organizações Outros Idiomas

ID:
16683
Resumo:
Com o processo de globalização, ocorreram inúmeras transformações no cenário das empresas, provocando mudanças significantes, especificamente em relação à concorrência e à busca pela competitividade. Dessa forma, este artigo tem como propósito analisar ideias, conceitos e perspectivasacerca da gestão estratégica de pessoas como fonte de vantagem competitiva, a partir de um debate teórico fundamentado na visão dos autores, utilizando-se exemplos práticos de gestão. As categorias de discussão elencadas são: capital humano, modelos de gestão e mudanças. A metodologia utilizada está baseada em uma análise bibliográfica. A discussão sugere um aporte teórico pautado em uma gestão humanizada. Este artigo está dividido em quatro etapas: a primeira refere-se a uma abordagemsobre gestão estratégica e competitividade; a segunda etapa retrata o capital humano versus capital social organizacional; a terceira etapa discute os novos modelos de gestão; e a última etapa elucida os novos rumos acerca da gestão estratégica de pessoas. Os aspectos referentes à discussão refletem uma visão ampliada e conduzida no sentido da adoção de modelos mais adequados à gestão atual, sobre tudo uma gestão mais humanizada.
Citação ABNT:
FRAGOSO, S. A.Gestão estratégica de pessoas como fonte de vantagens competitivas nas organizações. Revista Brasileira de Estratégia, v. 2, n. 3, p. 307-315, 2009.
Citação APA:
Fragoso, S. A.(2009). Gestão estratégica de pessoas como fonte de vantagens competitivas nas organizações. Revista Brasileira de Estratégia, 2(3), 307-315.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16683/gestao-estrategica-de-pessoas-como-fonte-de-vantagens-competitivas-nas-organizacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português