Canais de distribuição e vantagem competitiva sustentável: uma análise baseada em recursos da firma Outros Idiomas

ID:
16686
Resumo:
Uma rede de distribuição eficiente é frequentemente arrogada como um dos grandes trunfos de alguns líderes de mercado. As decisões correlatas a essa área são estratégicas, de competência das instâncias mais altas das organizações. Ao mesmo tempo, é comum que redes de distribuição sejam recursos altamente idiossincráticos, de difícil reprodução por concorrentes. Dentro desse panorama, este artigo faz uma combinação da literatura de administração estratégica e de canais de distribuição, com o objetivo de determinar se e sob que condições uma rede de distribuição eficiente constitui um recurso capaz de gerar vantagem competitiva sustentável. Utiliza-se, como modelo de análise, o modelo baseado em recursos da firma, em que a vantagem competitiva pode ser atribuída à propriedade de um determinado recurso que a habilita a executar certas atividades de forma melhor ou mais barata que seus concorrentes. Conclui-se que uma rede de distribuição eficiente é um recurso capaz de gerar vantagem competitiva sustentável, ao menos no mercado de bens de consumo, desde que a firma disponha dos recursos organizacionais complementares necessários a explorá-lo. O estudo de caso empírico mostrou que a rede de distribuição de um fabricante de balas é provavelmente uma fonte de vantagem competitiva sustentável.
Citação ABNT:
LEMOS, L. R.; TORTATO, U. Canais de distribuição e vantagem competitiva sustentável: uma análise baseada em recursos da firma. Revista Brasileira de Estratégia, v. 2, n. 2, p. 121-132, 2009.
Citação APA:
Lemos, L. R., & Tortato, U. (2009). Canais de distribuição e vantagem competitiva sustentável: uma análise baseada em recursos da firma. Revista Brasileira de Estratégia, 2(2), 121-132.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16686/canais-de-distribuicao-e-vantagem-competitiva-sustentavel--uma-analise-baseada-em-recursos-da-firma/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português