Percepções de gestores sobre competências gerenciais em diferentes contextos: estabilidade e mudança organizacional Outros Idiomas

ID:
16688
Resumo:
Este estudo buscou compreender como os gestores avaliam as suas competências em dois diferentes cenários: estabilidade e mudança organizacional. Foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário construído a partir da revisão do referencial teórico e de outras pesquisas no âmbito das competências gerenciais. A cada respondente foi solicitado indicar sua atitude para cada um dos 46 atributos de competências nas situações de estabilidade e mudança, assim como o grau de importância de cada um desses itens. Foram recebidas 56 respostas válidas. O objetivo principal foi verificar se há diferenças de percepções quanto às competências gerenciais nos dois contextos, assim como se fatores como escolaridade e tempo de experiência influenciariam nas percepções dos gestores. Os resultados indicam haver diferenças de percepções da maioria dos participantes com respeito à utilização de suas competências nos diferentes contextos. Apenas as competências “criatividade e inovação” e ”carreira” apresentam-se com maior intensidade em situações de mudança e todas as demais são indicadas a serem mais utilizadas nas situações de estabilidade. Adicionalmente, a hipótese da influência do nível de escolaridade é reforçada, o que não ocorre quanto à influência do tempo de experiência gerencial.
Citação ABNT:
CARDOSO, A. L. J.Percepções de gestores sobre competências gerenciais em diferentes contextos: estabilidade e mudança organizacional. Revista Brasileira de Estratégia, v. 2, n. 2, p. 147-169, 2009.
Citação APA:
Cardoso, A. L. J.(2009). Percepções de gestores sobre competências gerenciais em diferentes contextos: estabilidade e mudança organizacional. Revista Brasileira de Estratégia, 2(2), 147-169.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16688/percepcoes-de-gestores-sobre-competencias-gerenciais-em-diferentes-contextos--estabilidade-e-mudanca-organizacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português