Título Inglês:
The consequences of globalization and Mercosul in the Brazilian and Uruguayan wine companies: an exploratory research
Título Espanhol:
Los reflejos de la globalización y del Mercosur sobre las empresas de vinos de Brasil y Uruguay: una investigación exploratoria
Resumo:
Neste texto são relatados os resultados de uma pesquisa realizada no
Brasil e no Uruguai para identificar as principais conseqüências da
globalização e do Mercosul para as empresas de vinhos nos mercados
internos e externos, o papel do capital estrangeiro no setor e as
principais estratégias adotadas pelas vinícolas diante desse cenário.
Foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas em
profundidade com 17 experts na área de vinhos, sendo dez do Brasil e
sete do Uruguai. Os principais resultados encontrados foram: a
globalização e o Mercosul tiveram relevante papel para as alterações
estratégicas ocorridas nas vinícolas de ambos países; a maior
concorrência nos mercados internos dos vinhos importados foi no Brasil
para vinhos finos e no Uruguai para vinhos de mesa; no Uruguai, as
alianças estratégicas com vinícolas estrangeiras foram importantes, em
especial para as exportações; no Brasil, as multinacionais foram
relevantes pela introdução e pela disseminação de inovações de processos
produtivos; as estratégias mais usadas foram a de diferenciação para os
vinhos finos e a de preços para os vinhos de mesa.
Resumo Inglês:
The paper describes the results of a research carried out in Brazil and
Uruguay to identify: the main consequences of globalization and Mercosul
for the wine producers serving the external and internal markets; the
role of the foreign capital in the sector; and the main strategies
adopted by the wineries under these circumstances. An exploratory
research was carried out through in-depth interviews with seventeen
experts in the wine sector, ten being from Brazil and seven from
Uruguay. The following results were verified: globalization and Mercosul
played a prominent role in the strategic changes which took place in
the wineries from both countries; in the internal markets, the biggest
competition from imported wines was in the area of fine wines for Brazil
and in table wines for Uruguay; in Uruguay the strategic alliances with
foreign wineries was important, specially for exports, and in Brazil
the multinational companies were prominent for the introduction and
diffusion of process innovations; the strategies most frequently used
were differentiation, in the case of fine wines, and price, for table
wines.
Resumo Espanhol:
El articulo relata los resultados de una investigación realizada en
Brasil y Uruguay para identificar las principales consecuencias de la
globalización y del Mercosur para las empresas de vinos en los mercados
internos y externos; así como el papel del capital externo en el sector y
las principales estrategias adoptadas por las vinícolas delante de ese
escenario. Inicialmente, se realizó una investigación exploratoria por
medio de entrevistas en profundidad con 17 expertos en el área de vinos,
de los cuales diez eran de Brasil y siete de Uruguay. Pudo verificarse
que: la globalización y el Mercosur tuvieron relevante papel para los
cambios estratégicos ocurridos en las vinícolas de ambos países; la
mayor competencia observada en los mercados internos de vinos importados
fue en vinos finos para Brasil y en vinos comunes para Uruguay; las
alianzas estratégicas con vinícolas extranjeras son importantes, y en
especial para las exportaciones y en Brasil las multinacionales fueron
relevantes por la introducción y diseminación de innovaciones de
procesos productivos; finalmente que las estrategias más utilizadas
fueron de diferenciación para los vinos finos y de precios para los
vinos comunes.
Citação ABNT:
TERUCHKIN, S. U.Os reflexos da globalização e do Mercosul sobre as empresas de vinhos do Brasil e do Uruguai: uma pesquisa exploratória. RAUSP Management Journal, v. 39, n. 1, p. 87-95, 2004.
Citação APA:
Teruchkin, S. U.(2004). Os reflexos da globalização e do Mercosul sobre as empresas de vinhos do Brasil e do Uruguai: uma pesquisa exploratória. RAUSP Management Journal, 39(1), 87-95.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16785/os-reflexos-da-globalizacao-e-do-mercosul-sobre-as-empresas-de-vinhos-do-brasil-e-do-uruguai--uma-pesquisa-exploratoria/i/pt-br