Inventário de perfis de valores organizacionais Outros Idiomas

ID:
16788
Resumo:
No presente estudo, teve-se por objetivo construir e validar uma medida da percepção dos valores organizacionais, tomando como base teórica os tipos motivacionais de valores propostos por Schwartz. A amostra foi composta por 833 empregados de organizações públicas e privadas, com no mínimo três meses de trabalho, sendo 52% do sexo masculino. Os dados foram submetidos à análise fatorial com rotação oblíqua. O valor do KMO de 0,95 indicou a adequação do uso dessa técnica. Os resultados mostraram ser o instrumento de natureza multifatorial, com 48 itens. A estrutura fatorial é composta por oito fatores: Realização, Conformidade, Domínio, Prestígio Organizacional, Bem-estar do Empregado, Tradição, Autonomia e Preocupação com a Coletividade. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,75 a 0,86. Comparativamente, os tipos motivacionais estão representados na estrutura fatorial, com exceção de Segurança. O uso do instrumento é recomendado na identificação do perfil dos valores organizacionais, na realização de diagnóstico e planejamento de processos de mudança.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, A. F.; TAMAYO, ?. Inventário de perfis de valores organizacionais. RAUSP Management Journal, v. 39, n. 2, p. 129-140, 2004.
Citação APA:
Oliveira, A. F., & Tamayo, ?. (2004). Inventário de perfis de valores organizacionais. RAUSP Management Journal, 39(2), 129-140.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16788/inventario-de-perfis-de-valores-organizacionais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português