Cooperação entre empresas de pequeno porte em pólos industriais: um estudo comparativo Outros Idiomas

ID:
16793
Resumo:
Neste trabalho, visa-se aprofundar o conhecimento da complexidade que envolve a sobrevivência das empresas de pequeno porte no cenário contemporâneo, entendendo que o processo de globalização encerra desafios crescentes em termos de competitividade. Considera-se a cooperação empresarial um fator de fortalecimento por promover a atuação conjunta na busca de resultados coletivos. Na dinâmica das redes de cooperação, destacam-se aspectos importantes para a compreensão do desenvolvimento alcançado na Terceira Itália. No âmbito nacional, a questão é enfocada no contexto de dois pólos têxteis: um de Americana, no estado de São Paulo, e outro do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Trata-se de estudos de caso, concentrando-se em determinado segmento da estrutura empresarial de um ramo específico de atividade econômica, os quais se configuram como pesquisa fundamental pela maneira como o objeto é abordado, visando contribuir, ainda que indiretamente, para a reflexão sobre questões centrais do contexto social atual. Constatou-se nos estudos que a definição de políticas e o suporte de instituições governamentais são fundamentais para a sobrevivência das redes de cooperação, embora deva ser enfatizado que a intensidade do êxito alcançado pelas políticas depende em grande medida do grau de sensibilidade dos governantes e de sua capacidade de ajustá-las às condições ambientais. A análise dos casos estudados apontou, também, a incidência de fatores culturais como elementos estimuladores da formação e do desempenho das redes de cooperação, que transcendem os aspectos econômicos das relações e estão na origem da diversidade das dinâmicas das redes.
Citação ABNT:
CARRÃO, A. M. R.Cooperação entre empresas de pequeno porte em pólos industriais: um estudo comparativo. RAUSP Management Journal, v. 39, n. 2, p. 186-195, 2004.
Citação APA:
Carrão, A. M. R.(2004). Cooperação entre empresas de pequeno porte em pólos industriais: um estudo comparativo. RAUSP Management Journal, 39(2), 186-195.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16793/cooperacao-entre-empresas-de-pequeno-porte-em-polos-industriais--um-estudo-comparativo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português