Disclosure e risco operacional: uma abordagem comparativa em instituições financeiras que atuam no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos Outros Idiomas

ID:
16800
Resumo:
Devido à grande volatilidade e ao dinamismo do mercado financeiro, a gestão do risco operacional é fator preponderante para a sobrevivência de qualquer negócio. Buscando proteger o sistema financeiro dos resultados negativos que possam advir dessas constantes mudanças, o Comitê da Basiléia publicou o Novo Acordo de Capital, que está estruturado em três pilares. Com base no terceiro pilar, tem-se por objetivo no presente artigo analisar o atual estágio de disclosure das instituições financeiras que atuam no Brasil, comparando-as com as que atuam na Europa e nos Estados Unidos. Testou-se a hipótese de igualdade de proporções referente às entidades que fizeram menção a esse tipo de risco em suas demonstrações contábeis, com o intuito de averiguar se as variações poderiam ser atribuídas ao acaso. Também foi testado se o grau de transparência caminha no mesmo passo que o dos referidos países desenvolvidos. Para tanto, aplicou-se o teste estatístico Qui-Quadrado, cujos resultados sugerem que, embora a proporção das instituições que tiveram a iniciativa de evidenciar alguma informação acerca do risco operacional possa ser considerada similar, o grau de evidenciação aparentemente não satisfaz os parâmetros básicos recomendados pelo Comitê nem acompanha a antecipação da Europa à vigência do Novo Acordo.
Citação ABNT:
CARVALHO, N.; TRAPP, A. C. G.; CHAN, B. L. Disclosure e risco operacional: uma abordagem comparativa em instituições financeiras que atuam no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. RAUSP Management Journal, v. 39, n. 3, p. 264-273, 2004.
Citação APA:
Carvalho, N., Trapp, A. C. G., & Chan, B. L. (2004). Disclosure e risco operacional: uma abordagem comparativa em instituições financeiras que atuam no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. RAUSP Management Journal, 39(3), 264-273.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16800/disclosure-e-risco-operacional--uma-abordagem-comparativa-em-instituicoes-financeiras-que-atuam-no-brasil--na-europa-e-nos-estados-unidos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português