Governança nas organizações do terceiro setor: considerações teóricas Outros Idiomas

ID:
16817
Resumo:
Neste artigo, discorre-se sobre as questões de governança nas Organizações do Terceiro Setor (OTS). Toma-se como base o aporte teórico da Teoria da Agência para discutir a relação entre os agentes, gestores das OTS, e os principais, caracterizados nesse tipo de organização como os doadores de recursos e os voluntários. Assim como nas empresas, os mecanismos de incentivo e monitoramento são fundamentais nas OTS para o alinhamento de interesses entre agente e principal. Entretanto, dadas a natureza intrínseca de uma OTS e a dificuldade de implementação dos mecanismos externos e internos de governança, os desafios do alinhamento de interesses são mais complexos. Essas características idiossincráticas tornam difícil a parametrização de indicadores de eficiência.
Citação ABNT:
MENDONÇA, L. R.; MACHADO FILHO, C. A. P. Governança nas organizações do terceiro setor: considerações teóricas. RAUSP Management Journal, v. 39, n. 4, p. 302-308, 2004.
Citação APA:
Mendonça, L. R., & Machado Filho, C. A. P. (2004). Governança nas organizações do terceiro setor: considerações teóricas. RAUSP Management Journal, 39(4), 302-308.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16817/governanca-nas-organizacoes-do-terceiro-setor--consideracoes-teoricas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português