Estado, Mercado e Terceiro Setor: uma análise conceitual das parcerias intersetoriais Outros Idiomas

ID:
16825
Resumo:
Este artigo insere-se no esforço de produção de conhecimento sistematizado sobre a atuação social de empresas e a formação de alianças entre elas e organizações da sociedade civil e do governo, buscando compreender as características dessas parcerias no ambiente das organizações envolvidas e os impactos e tendências gerados por atuações conjuntas. O texto incorpora análise histórica da evolução no padrão de colaboração intersetorial no Brasil e oferece um esboço do contexto socioeconômico em que esse desenvolvimento está inscrito. São apresentados e analisados dados obtidos em três pesquisas realizadas pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats), sendo a primeira um estudo qualitativo sobre colaboração intersetorial que faz parte de um projeto comparativo internacional realizado em 1998 pelo Institute for Development Research de Boston (Estados Unidos). A segunda pesquisa citada analisou a atuação social de empresas no Brasil (FISCHER, 1999), a fim de identificar práticas de estímulo ao voluntariado corporativo. E a terceira — Alianças Estratégicas Intersetoriais — mapeou a atuação empresarial em parcerias (FISCHER, 2002b). Esses trabalhos permitiram confirmar a tendência do crescimento e a consolidação das práticas empresariais de atuação social, as quais têm contribuído para disseminar o conceito de Responsabilidade Social. As alianças intersetoriais não são a forma exclusiva, mas constituem o arranjo adotado com mais freqüência para realização das ações sociais corporativas. O atual estado dessas alianças indica que elas detêm grande potencial de se tornarem modelos de gestão efetivos para a prática de atuação social. Contudo, indica também que há amplo espaço aberto aos aperfeiçoamentos técnico, administrativo e gerencial dessas formas de articulação organizacional.
Citação ABNT:
FISCHER, R. M.Estado, Mercado e Terceiro Setor: uma análise conceitual das parcerias intersetoriais. RAUSP Management Journal, v. 40, n. 1, p. 5-18, 2005.
Citação APA:
Fischer, R. M.(2005). Estado, Mercado e Terceiro Setor: uma análise conceitual das parcerias intersetoriais. RAUSP Management Journal, 40(1), 5-18.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16825/estado--mercado-e-terceiro-setor--uma-analise-conceitual-das-parcerias-intersetoriais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português