A sustentabilidade das microfinanças solidárias Outros Idiomas

ID:
16826
Resumo:
O Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária atua nos três estados da região Sul do País e procura ampliar o alcance social da oferta de um conjunto variado de serviços financeiros. Neste trabalho, procura-se entender quais são e como se formam os mecanismos sociais promotores e indutores da sustentabilidade de uma organização de microfinanças de proximidade solidária, geradora de impacto positivo na vida de seus beneficiários. São estudados a estrutura e o funcionamento do Sistema Cresol e suas articulações, bem como os mecanismos utilizados pela organização para aumentar a capilaridade do crédito e de outros serviços financeiros. As redes, constituídas em suas bases por agricultores familiares, têm participação direta ou indireta nas organizações sociais locais, fomentam as relações de confiança, reduzem custos de transação e aceleram os fluxos de informação e a inovação. Essa rede social — na qual se estabelecem as inúmeras relações entre indivíduos e organizações — e o desenho de programas que buscam atender às reais necessidades dos beneficiários são ingredientes fundamentais para a sustentabilidade de um sistema de microfinanças de proximidade.
Citação ABNT:
JUNQUEIRA, R. G. P.; ABRAMOVAY, R. A sustentabilidade das microfinanças solidárias. RAUSP Management Journal, v. 40, n. 1, p. 19-33, 2005.
Citação APA:
Junqueira, R. G. P., & Abramovay, R. (2005). A sustentabilidade das microfinanças solidárias. RAUSP Management Journal, 40(1), 19-33.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16826/a-sustentabilidade-das-microfinancas-solidarias/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português