Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no Setor Elétrico Brasileiro Outros Idiomas

ID:
16888
Resumo:
As empresas do setor elétrico brasileiro (SEB), que atuam nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, são obrigadas por lei a realizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este trabalho analisa a inserção dos projetos oriundos desses investimentos obrigatórios na estratégia empresarial, bem como as suas implicações para a inovação no setor e seus resultados. A coleta de dados primários foi realizada por meio de questionário respondido pelos gestores de P&D de aproximadamente 20% das empresas do setor. Os resultados indicam que os investimentos são orientados mais ao atendimento da obrigatoriedade legal do que à produção de impactos positivos para a sociedade ou de resultadosestratégicos para as organizações. Os projetos atendem a demandas internas das empresas e suas necessidades operacionais, dando pouca importância a fatores como melhoria do desempenho e geração de novos produtos, serviços ou negócios. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que a inovação não está inserida na estratégia competitiva das empresas do setor.
Citação ABNT:
QUANDT, C. O.; SILVA JUNIOR, R. G.; PROCOPIUCK, M. Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no Setor Elétrico Brasileiro. Revista Brasileira de Estratégia, v. 1, n. 2, p. 243-255, 2008.
Citação APA:
Quandt, C. O., Silva Junior, R. G., & Procopiuck, M. (2008). Estratégia e inovação: análise das atividades de P&D no Setor Elétrico Brasileiro. Revista Brasileira de Estratégia, 1(2), 243-255.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português