Evolução da pesquisa em RBV: um estudo dos últimos EnANPAD’s Outros Idiomas

ID:
16893
Resumo:
O objetivo do presente trabalho foi verificar a contribuição brasileira nos estudos de estratégia e enfoque na RESOURCE-BASED VIEW – RBV. O estudo visou expor e analisar a evolução da pesquisa em RBV no Brasil, a partir dos trabalhos selecionados e apresentados no EnANPAD. No levantamento preliminar para a análise dos artigos, considerando 10 anos de EnANPAD (1997 – 2006), foram selecionados 57 artigos. A identificação e seleção dos artigos envolveram os seguintes critérios: avaliação dos títulos e resumos dos artigos apresentados na área de estratégia entre 1997 e 2006, busca complementar por palavras-chave tais como RBV, VBR, recursos, capacidades, competências, visão baseada em recursos e resource-based view, core competence e de dynamic capabilitiess na base de dados do EnANPAD. Procedemos também à análise das referências utilizadas nos artigos. Na primeira parte revemos brevemente aspectos fundamentais da RBV. Na segunda parte apresentamos a metodologia seguida na coleta dos dados e fazemos análise dos resultados. Concluímos com uma discussão geral propondo, a partir da evolução dos trabalhos nacionais, uma agenda que possa orientar pesquisas futuras.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
SERRA, F. R.; FERREIRA, M. P.; PEREIRA, M. F.; LISSONI, J. Evolução da pesquisa em RBV: um estudo dos últimos EnANPAD’s. Revista Brasileira de Estratégia, v. 1, n. 1, p. 39-56, 2008.
Citação APA:
Serra, F. R., Ferreira, M. P., Pereira, M. F., & Lissoni, J. (2008). Evolução da pesquisa em RBV: um estudo dos últimos EnANPAD’s. Revista Brasileira de Estratégia, 1(1), 39-56.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16893/evolucao-da-pesquisa-em-rbv--um-estudo-dos-ultimos-enanpad---s/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português