A aplicação da análise SWOT no planejamento turístico de uma localidade: o caso de Araxá, MG Outros Idiomas

ID:
1691
Resumo:
Planejar na atividade turística é uma tarefa árdua, porém necessária. Através da análise SWOT, uma ferramenta importante para o planejador, é possível se fazer um ensaio mais detalhado de um local, tendo em vista o papel criterioso que este método exerce após se obter um diagnóstico apurado de todos os aspectos turísticos. Nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2009 foi realizada uma atividade de campo na cidade de Araxá, Minas Gerais, com o objetivo de levantar dados referentes à política de planejamento turístico. Através de observações e abordagens, procurou-se elucidar pontos estratégicos, elencados em eixos temáticos, para aplicação do método SWOT a fim de que, dessa forma, fosse possível obter resultados quanto ao desenvolvimento do trade. Com o trabalho in loco, foi possível observar que Araxá é uma cidade que, embora ainda necessite de adequação em algumas frentes de atuação, possui política de incentivo a atividade turística e seu papel no circuito indutor é de bastante relevância.
Citação ABNT:
MELO, N. R.A aplicação da análise SWOT no planejamento turístico de uma localidade: o caso de Araxá, MG. Caderno Virtual de Turismo, v. 11, n. 2, art. 1, p. 164-176, 2011.
Citação APA:
Melo, N. R.(2011). A aplicação da análise SWOT no planejamento turístico de uma localidade: o caso de Araxá, MG. Caderno Virtual de Turismo, 11(2), 164-176.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1691/a-aplicacao-da-analise-swot-no-planejamento-turistico-de-uma-localidade--o-caso-de-araxa--mg/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
____________. Turismo: planejamento e gestão. São Paulo. Futura, 2002.

ARAXÁ. Disponível em http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=310400, acesso em 22 de julho de 2009.

BARRETO, M. Turismo e legado cultural. Campinas. Papirus, 2000

BENI, M. Análise estrutural do turismo. São Paulo. Editora SENAC, 1998.

BIGNÉ, J.; FONT, X.; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos, análisis y estrategias de desarrollo. Esic: Madrid, 2000.

BRASIL VIAGEM. Disponível em http://www.brasilviagem.com/cidades/index.php, acesso em 5 de maio de 2009.

PETROCCHI, M. Gestão de pólos turísticos. São Paulo. Futura, 2001.

PORTAL ARAXÁ. Disponível em http://www.araxa.com.br/portalaraxa/turismo/index.php, acesso em 5 de maio de 2009.

PREFEITURA DE ARAXÁ. Disponível em http://www.araxa.com.br/portalaraxa, acesso em 05 de maio de 2009.

SAINZ DE VICUÑA, JOSÉ MARÍA. El plan de marketing en la práctica. 10. Ed. Esic: Madrid, 2006.

SESSA, A. Turismo e política de desenvolvimento. Porto Alegre. Uniontur, 1983.

SOUZA DANTAS, N. G.; SOUZA MELO, R. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana / PB. In: Caderno Virtual de Turismo. Vol. 8, Número 1: p 118 – 130, 2008.

VIEIRA JÚNIOR, Astor. Turismo LGBT na costa do cacau: uma alternativa para o sul da Bahia?. Dissertação (Mestrado em Cultura & Turismo Parceria Uesc/Ufba) Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. 2008