O impacto da estrutura de propriedade no valor de mercado de empresas brasileiras Outros Idiomas

ID:
16928
Resumo:
Diversas pesquisas foram desenvolvidas sobre as implicações da separação entre controle e propriedade das firmas que, em sua maior parte, estiveram associadas aos efeitos dos níveis de concentração da propriedade e da presença de acionistas insiders. Mais recentemente, as pesquisas foram direcionadas para a identificação do impacto da presença de investidores institucionais no desempenho das firmas. A discussão sobre a governança das empresas emerge de uma preocupação dos investidores em geral quanto à gestão dos ativos das firmas e, conseqüentemente, quanto às perspectivas de retorno de seus investimentos. Como as pesquisas no Brasil têm-se concentrado em verificar características das empresas que contam com investidores institucionais em seu quadro societário, neste trabalho procurou-se ampliar o escopo e identificar, por meio da utilização da metodologia proposta por Markowitz (1952), se a presença de outros segmentos exercendo controle sobre as companhias abertas promove impacto detectável nas condições de retorno e risco de suas ações. Os resultados do estudo apontam para uma predominância dos portfolios constituídos por empresas cujo controle é exercido por grupos familiares quando comparados a portfolios de empresas controladas por investidores institucionais, governos ou sem uma estrutura de controle bem definida.
Citação ABNT:
COUTINHO, E. S.; AMARAL, H. F.; BERTUCCI, L. A. O impacto da estrutura de propriedade no valor de mercado de empresas brasileiras. Revista de Administração, v. 41, n. 2, p. 197-207, 2006.
Citação APA:
Coutinho, E. S., Amaral, H. F., & Bertucci, L. A. (2006). O impacto da estrutura de propriedade no valor de mercado de empresas brasileiras. Revista de Administração, 41(2), 197-207.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16928/o-impacto-da-estrutura-de-propriedade-no-valor-de-mercado-de-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português