Título Inglês:
The project management office: a case study
Título Espanhol:
La oficina de gestión de proyectos: un estudio de caso
Resumo:
Os estudos e a adoção de metodologias de gerenciamento de projetos vêm
ganhando terreno desde as duas últimas décadas do século XX, devido a
quatro fatores principais: surgimento de negócios, como a tecnologia da
informação, orientados para produtos feitos sob encomenda; rapidez da
mudança tecnológica; crescente competitividade empresarial; e
necessidade de implementar processos de renovação organizacional,
inclusive o constante desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Nesse contexto, as falhas na execução dos projetos têm resultados
desastrosos. Para evitá-las, diversos mecanismos foram desenvolvidos. O
escritório de gerenciamento de projetos (EGP) é um deles. Neste artigo,
tem-se o objetivo de analisar, por meio de um estudo de caso comparado a
um quadro de referências, a implantação e a utilização de um Escritório
de Gerenciamento de Projetos como instrumento de apoio ao gerenciamento
de projetos e de implementação de estratégias organizacionais. Na
análise são enfocados a identificação das principais dificuldades e dos
fatores críticos de sucesso da implantação e os principais pontos
positivos e negativos da utilização do escritório.
Resumo Inglês:
Studies on organizational project management have been gaining ground in
the last decade, due to the increasing complexity of the world of
business and growing corporate competition. Within this context,
shortcomings in project execution have disastrous results. To avoid them
several mechanisms are being developed and the Project Management
Office is one of them. In this article our intention is to analyze,
through a case study compared to bibliographical references, the
implementation and use of a Project Management Office as a tool for
supporting project management and the implementation of organizational
strategies, identifying the main difficulties and the factors that are
critical for successful implementation, as well as the chief positive
and negative points of employing it.
Resumo Espanhol:
Los estudios y la adopción de metodologías de gestión de proyectos han
ganado terreno desde las dos últimas décadas del siglo XX, debido a
cuatro factores principales: creación de negocios, como la tecnología de
información, orientados hacia productos por encargo; rapidez en los
cambios tecnológicos; creciente competitividad empresarial; y necesidad
de implementar procesos de renovación organizacional, inclusive el
constante desarrollo de nuevos productos y servicios. En este contexto,
las fallas en la ejecución de los proyectos tienen resultados
desastrosos. Para evitarlas, se desarrollaron diversos mecanismos. La
Oficina de Gestión de Proyectos (OGP), es uno de ellos. En este
artículo, el objetivo es analizar, por medio de un estudio de caso
comparado a un cuadro de referencias, la implantación y utilización de
una Oficina de Gestión de Proyectos como instrumento de apoyo a la
gerencia de proyectos y a la implementación de estrategias
organizacionales. En el análisis se enfocan la identificación de las
principales dificultades y de los factores críticos de éxito de la
implementación y los principales puntos positivos y negativos del uso de
la oficina.
Citação ABNT:
MAXIMIANO, A. C. A.; ANSELMO, J. L. Escritório de gerenciamento de projetos: um estudo de caso. RAUSP Management Journal, v. 41, n. 4, p. 394-403, 2006.
Citação APA:
Maximiano, A. C. A., & Anselmo, J. L. (2006). Escritório de gerenciamento de projetos: um estudo de caso. RAUSP Management Journal, 41(4), 394-403.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/16943/escritorio-de-gerenciamento-de-projetos--um-estudo-de-caso/i/pt-br