Uma abordagem multicritério para a classificação de hóteis Outros Idiomas

ID:
17008
Resumo:
Em todo o mundo, uma das mais complexas atividades consiste em como avaliar e atribuir apropriada e precisamente a um hotel uma classe de desempenho (o problema de classificação de hotéis). Essas dificuldades podem ser associadas aos seguintes aspectos: diferentes categorias de hotéis, diferentes simbologias de classificação e diferentes e diversificados padrões (critérios) utilizados na classificação de hotéis. Especificamente, esse último aspecto tem sido um grande obstáculo para as ações de classificação de pequenos e médios hotéis. No contexto de que ainda não existe um sistema internacional de classificação de hotéis que seja adotado por todos os países, apresenta-se neste artigo uma abordagem alternativa fundamentada na aplicação de um dos métodos multicritério mais utilizados em problemas de classificação — o método Electre Tri (YU, 1992) —, para a classificação de hotéis. Objetivando investigar a aplicação dessa abordagem, um experimento foi realizado para avaliar e classificar um conjunto de hotéis considerando vários critérios — a análise dos resultados e algumas conclusões são apresentadas.
Citação ABNT:
FREITAS, A. L. P.Uma abordagem multicritério para a classificação de hóteis. Revista de Administração, v. 42, n. 3, p. 338-348, 2007.
Citação APA:
Freitas, A. L. P.(2007). Uma abordagem multicritério para a classificação de hóteis. Revista de Administração, 42(3), 338-348.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/17008/uma-abordagem-multicriterio-para-a-classificacao-de-hoteis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português