Simulando por meio da dinâmica de sistemas a influência dos tribunais de Contas estaduais na qualidade da gestão pública e na atração de investimentos privados Outros Idiomas

ID:
1710
Autores:
Periódico:
Resumo:
A utilização de simulações na análise de sistemas complexos vem ganhando espaço nas ciências sociais nos últimos anos (CARVALHO, 2005; RICHARDSON, 1991; VICENTE, 2005; ZELLNER, 1984). A grande vantagem desse instrumental em relação a outros é sua possibilidade de testar diferentes cenários que não poderiam ser replicados sem problemas de ordens legal, prática e ética. Este artigo tem por objetivo simular o impacto das ações dos tribunais de Contas estaduais na qualidade da gestão pública e, conseqüentemente, na atração de investimentos privados para os municípios. Para tal, foi desenvolvido um modelo que simula a atuação de um Tribunal de Contas estadual em um município, e o resultado revela que o tribunal exerce um papel indireto, mas importante, na atração de investimentos. Essa constatação se dá quando o Tribunal de Contas expande suas funções de instituição fiscalizadora para uma instituição de accountability de desempenho, com ênfase na capacitação dos funcionários municipais e na busca de resultados para a gestão pública.
Citação ABNT:
CARVALHO, M.Simulando por meio da dinâmica de sistemas a influência dos tribunais de Contas estaduais na qualidade da gestão pública e na atração de investimentos privados. Cadernos EBAPE.BR, v. 6, n. 1, art. 7, p. 1-16, 2008.
Citação APA:
Carvalho, M.(2008). Simulando por meio da dinâmica de sistemas a influência dos tribunais de Contas estaduais na qualidade da gestão pública e na atração de investimentos privados. Cadernos EBAPE.BR, 6(1), 1-16.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1710/simulando-por-meio-da-dinamica-de-sistemas-a-influencia-dos-tribunais-de-contas-estaduais-na-qualidade-da-gestao-publica-e-na-atracao-de-investimentos-privados/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português