A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica Outros Idiomas

ID:
17503
Resumo:
O desempenho das empresas, contrariamente ao que prevê o modelo econômico neoclássico, apresenta grande heterogeneidade. A estratégia em especial tem-se preocupado em entender esta heterogeneidade, explicá-la e prevê-la. As diversas correntes do pensamento estratégico apresentam diferentes abordagens para isto. Uma noção fundamental neste processo é o conceito de vantagem competitiva. Este trabalho inspira-se nas análises de componentes de variância de desempenho para sugerir uma definição mais precisa de vantagem competitiva e uma métrica para medi-la e compará-la. A proposta é ilustrada com um trabalho empírico que analisa resultados de 252 empresas brasileiras entre os anos 1998 a 2001.
Citação ABNT:
BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, F. C. A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica. Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. n.spe, p. 107-129, 2004.
Citação APA:
Brito, L. A. L., & Vasconcelos, F. C. (2004). A heterogeneidade do desempenho, suas causas e o conceito de vantagem competitiva: proposta de uma métrica. Revista de Administração Contemporânea, 8(n.spe), 107-129.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/17503/a-heterogeneidade-do-desempenho--suas-causas-e-o-conceito-de-vantagem-competitiva--proposta-de-uma-metrica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português