Valores organizacionais e civismo nas organizações Outros Idiomas

ID:
17544
Resumo:
Constitui objetivo deste estudo investigar os tipos motivacionais de Valores Organizacionais que se relacionam com os comportamentos de civismo nas Organizações. Participaram do estudo 458 funcionários de quatro organizações, sendo duas empresas públicas, uma privada e uma cooperativa. Os participantes responderam ao Inventário de Valores Organizacionais e à Escala de Civismo nas Organizações, além de dados pessoais. Foram realizadas análises descritivas e regressão múltipla padrão. Os resultados indicam que valores organizacionais predizem os comportamentos de civismo nas organizações. O pólo Autonomia apresentou-se como preditor dos cinco comportamentos de civismo. Ele refere-se aos valores de inovação e expressa características de organizações que estimulam a inovação e a criatividade. Outros pólos que se apresentaram como preditores foram: Harmonia, Domínio e Hierarquia. O presente trabalho aponta para a cultura organizacional como uma importante variável para os estudos dos comportamentos de civismo.
Citação ABNT:
PORTO, J. B.; TAMAYO, ?. Valores organizacionais e civismo nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 1, p. 35-52, 2005.
Citação APA:
Porto, J. B., & Tamayo, ?. (2005). Valores organizacionais e civismo nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, 9(1), 35-52.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/17544/valores-organizacionais-e-civismo-nas-organizacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português