Mestres em Ciências Contábeis: uma análise sob a ótica da Teoria do Capital Humano Outros Idiomas

ID:
17756
Resumo:
O objetivo deste estudo é traçar o perfil do mestre egresso do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFPE/ UFRN, investigando as influências dessa titulação em seu perfil. O referencial teórico do estudo fundamenta-se na Teoria do Capital Humano. A metodologia adotada caracteriza-se como descritiva, apoiada no método indutivo, utilizando as técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e questionário. Aplicou-se um questionário a 96 egressos deste programa, entre os dias 1º de julho e 31 de agosto de 2008, representando 70,07% da população investigada. Para efetuar a análise descritiva e estatística dos dados, foram utilizados os softwares Excel e SPSS. Em seus resultados, verificou-se que, em sua maioria, os mestres são homens (65,63%); atualmente moram em um dos estados/cidade que integram o Programa (80,21%); possuem aproximadamente 39 anos; e são casados (64,58%). Antes do mestrado, 62,50% deles ministravam aulas em alguma IES e, após sua conclusão, este número subiu para 79,17%. Isto evidencia a influência do título de mestre na reorientação profissional dos mestres, ao passo que parcela significativa desses profissionais passou a atuar na área acadêmica, o que ratifica os preceitos da Teoria do Capital Humano, uma vez que pode ser observada a influência da referida escolaridade na empregabilidade e na renda desses profissionais.
Citação ABNT:
MARTINS, O. S.; MONTE, P. A. Mestres em Ciências Contábeis: uma análise sob a ótica da Teoria do Capital Humano. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 3, n. 2, p. 1-22, 2009.
Citação APA:
Martins, O. S., & Monte, P. A. (2009). Mestres em Ciências Contábeis: uma análise sob a ótica da Teoria do Capital Humano. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 3(2), 1-22.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/17756/mestres-em-ciencias-contabeis--uma-analise-sob-a-otica-da-teoria-do-capital-humano/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português