O Aprendizado Formal de Controladoria e a minimização do Efeito Framing: um estudo de decisões gerenciais envolvendo Custos de Oportunidade Outros Idiomas

ID:
17764
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi verificar o impacto do Aprendizado Formal de Controladoria na minimização dos vieses cognitivos em decisões gerenciais. Para isso, foi delineado um cenário experimental com situação que envolve o conceito de Custo de Oportunidade. Com o auxílio deste conceito, busca-se entender o comportamento associado ao viés cognitivo provocado pelo Efeito Framing. O experimento contou com um grupo de controle, no qual não existia a introdução de vieses nas questões às quais os respondentes foram submetidos; e dois grupos experimentais, nos quais os questionários continham os vieses, sendo a amostra composta por 155 estudantes dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para a análise do experimento, foi utilizada a Regressão Logística Múltipla. Os resultados encontrados apontaram para a inexistência de contribuições do Aprendizado Formal de Controladoria na redução da ocorrência do Efeito Framing.
Citação ABNT:
CARVALHO JUNIOR, C. V. O.; ROCHA, J. S.; BRUNI, A. L. O Aprendizado Formal de Controladoria e a minimização do Efeito Framing: um estudo de decisões gerenciais envolvendo Custos de Oportunidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 3, n. 3, p. 18-38, 2009.
Citação APA:
Carvalho Junior, C. V. O., Rocha, J. S., & Bruni, A. L. (2009). O Aprendizado Formal de Controladoria e a minimização do Efeito Framing: um estudo de decisões gerenciais envolvendo Custos de Oportunidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 3(3), 18-38.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português