A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais Outros Idiomas

ID:
18053
Resumo:
A foto é um tipo de imagem usada para investigar os significados atribuídos pelo homem, por meio de técnicas de registro, feedback, fotografia do autor, ou modelo (Neiva-Silva & Koller, 2002). O objetivo da pesquisa foi usar fotos como modelo para analisar a imagem atual do trabalho. Os 50 participantes foram divididos em 10 grupos focais de atuação diversa no mercado de trabalho: formação, seleção, profissionais de nível superior, e profissionais formais e informais pouco qualificados. Foram usadas 36 fotos coloridas e 96 fotos preto e branco de pessoas em situação de trabalho para serem escolhidas pelos participantes. Os participantes anotaram individualmente os números das fotos escolhidas e registraram em poucas palavras o que havia de significativo em cada uma. Os registros foram investigados por técnicas de análise de conteúdo temático. A análise indutiva identificou três categorias (temas) de respostas: i) macrocontexto do trabalho, ii) atributo do trabalhador e iii) setor da economia. Concluiu-se que a imagem do trabalho está fortemente associada a discussões de macrocontexto e de atributos do trabalhador, independentemente do grupo. Os profissionais de nível superior e de formação centram-se em argumentos e reflexões de macrocontexto. Os pouco qualificados distinguem o trabalho real (sobrevivência) do trabalho ideal (escolarizados).
Citação ABNT:
GONDIM, S. M. G.; FEITOSA, G. N.; CHAVES, M. A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 4, p. 153-174, 2007.
Citação APA:
Gondim, S. M. G., Feitosa, G. N., & Chaves, M. (2007). A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais. Revista de Administração Contemporânea, 11(4), 153-174.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18053/a-imagem-do-trabalho--um-estudo-qualitativo-usando-fotografia-em-grupos-focais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português