Movimentos de teorias em campos interdisciplinares: a inserção de Michel Foucault na contabilidade Outros Idiomas

ID:
18073
Resumo:
As obras de Michel Foucault têm sido referenciadas em diversos campos do conhecimento e tal influência tem sido notada também na contabilidade. Este artigo utiliza o modelo conceitual de Pierre Bourdieu sobre campos do conhecimento para analisar a natureza da inserção de Foucault no pensamento contábil por meio do levantamento e da sistematização de artigos publicados em revistas científicas internacionais de contabilidade. Esta análise é fundamental para se conhecer a formação e evolução teórica do campo da contabilidade e suas implicações práticas. O objetivo é discutir quando Foucault começou a ser referenciado, a existência de recepção ou recusa pelos pesquisadores, a relação entre o campo em que foi produzido e o campo em que foi recebido e para quais questões se tem tornado indispensável. O método utilizado foi a pesquisa descritiva. Do total de 66 revistas científicas, foram identificados 113 artigos em 14 revistas com referência a Foucault. Foi possível verificar que 40% dos artigos são fundamentados em Foucault. Desses, 52% tratam do aspecto disciplinar da contabilidade, seguidos pela questão referente ao discurso-linguagem-narrativa (22%). Os demais 60% citam Foucault como referência incidental a seus conceitos.
Citação ABNT:
RICCIO, E. L.; MENDONÇA NETO, O. R.; SAKATA, M. C. G. Movimentos de teorias em campos interdisciplinares: a inserção de Michel Foucault na contabilidade. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. n.spe2, p. 11-32, 2007.
Citação APA:
Riccio, E. L., Mendonça Neto, O. R., & Sakata, M. C. G. (2007). Movimentos de teorias em campos interdisciplinares: a inserção de Michel Foucault na contabilidade. Revista de Administração Contemporânea, 11(n.spe2), 11-32.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18073/movimentos-de-teorias-em-campos-interdisciplinares--a-insercao-de-michel-foucault-na-contabilidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português