Sistema de Informação para prescrição e distribuição de medicamentos: o caso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Outros Idiomas

ID:
18127
Resumo:
O processo de prescrição e distribuição de medicamentos envolve as seguintes etapas: prescrição (medico), requisição (enfermagem), separação e dispensação (farmácia central), conferencia e aplicação (enfermagem). No Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, uma das maiores instituições medica da América Latina, esse processo estava concentrado e era feito manualmente, sendo inevitável a ocorrência de gargalos. Preocupava, também, a transcrição da prescrição para a requisição de medicamentos, forte gerador de erros. Para contornar esses problemas, foi planejado e implementado um sistema de informação. Todas as etapas da construção desse sistema estão detalhadas neste artigo, em que se procura subsidiar, com um caso real, as pesquisas sobre o desenvolvimento de sistemas no Setor da Saúde.
Citação ABNT:
COSTA, A. L.; OLIVEIRA, M. M. B. Sistema de Informação para prescrição e distribuição de medicamentos: o caso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. RAUSP Management Journal, v. 34, n. 3, p. 44-55, 1999.
Citação APA:
Costa, A. L., & Oliveira, M. M. B. (1999). Sistema de Informação para prescrição e distribuição de medicamentos: o caso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. RAUSP Management Journal, 34(3), 44-55.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18127/sistema-de-informacao-para-prescricao-e-distribuicao-de-medicamentos--o-caso-do-hospital-das-clinicas-da-faculdade-de-medicina-de-ribeirao-preto/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português