Estratégias de recursos humanos e Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total Outros Idiomas

ID:
18160
Resumo:
O objetivo neste trabalho é investigar um aparente paradoxo: embora a maioria das organizações esteja envolvida na busca da produtividade e em processos de mudança com vistas a melhorar seu posicionamento no mercado, a qualidade de vida no trabalho vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas e empresariais. A metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica a respeito de stress no trabalho, aspectos comportamentais ligados à qualidade total e estratégias de gestão de pessoas. Além disso, o trabalho é sustentado em pesquisas de campo realizadas pelos autores. O estudo indicou que as preocupações com a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho vêm ganhando expressão no ambiente empresarial brasileiro, embora exista ainda distância entre o discurso e a prática nessa área. A inserção da Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho nas estratégias de recursos humanos encontra um campo mais fértil naquelas organizações que buscam a excelência e o estabelecimento de diferenciais competitivos sustentáveis, privilegiando o bem-estar, a saúde, o estilo de vida e o comprometimento de seus colaboradores.
Citação ABNT:
ALBUQUERQUE, L. G.; LIMONGI-FRANÇA, A. C. Estratégias de recursos humanos e Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total. RAUSP Management Journal, v. 33, n. 2, p. 40-51, 1998.
Citação APA:
Albuquerque, L. G., & Limongi-frança, A. C. (1998). Estratégias de recursos humanos e Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total. RAUSP Management Journal, 33(2), 40-51.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18160/estrategias-de-recursos-humanos-e-gestao-da-qualidade-de-vida-no-trabalho--o-stress-e-a-expansao-do-conceito-de-qualidade-total/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português