Ensino de empreendedorismo em Cursos de Administração: um levantamento da realidade brasileira Outros Idiomas

ID:
18245
Resumo:
O empreendedorismo tem se tornado ao longo dos anos uma importante área para o incentivo à criação de novos negócios, sendo que vários países tem realizado ações para incluir o ensino de empreendedorismo nos currículos de ensino básico e superior, como forma de estimular a educação empreendedora. Este estudo tem como objetivo identificar de que forma se dá o ensino de empreendedorismo como atividade integrante dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Administração no Brasil. Utilizou-se como base teórica trabalhos relacionados ao empreendedorismo e suas abordagens, bem como sobre a educação empreendedora. O estudo se caracteriza como sendo exploratório, descritivo e quantitativo. Foi considerado universo da pesquisas os cursos de administração no Brasil dos quais consegui-se uma amostra de 135 respondentes, sendo esta amostragem não-probabilística, por adesão. A coleta de dados foi feita por meio de aplicação de um questionário estruturado e os dados foram analisados estatisticamente com o auxílio do Microsoft Excel e do software SPSS. A pesquisa caracteriza as IES respondentes, levanta o perfil acadêmico dos coordenadores de curso de administração, descreve as formas em que a disciplina de empreendedorismo vem sendo abordada no país, os recursos materiais e tecnológicos utilizados pelas IES.
Citação ABNT:
VIEIRA, S. F. A.; MELATTI, G. A.; OGUIDO, W. S.; PELISSON, C.; NEGREIROS, L. F. Ensino de empreendedorismo em Cursos de Administração: um levantamento da realidade brasileira. Revista de Administração FACES Journal, v. 12, n. 2, p. 93-114, 2013.
Citação APA:
Vieira, S. F. A., Melatti, G. A., Oguido, W. S., Pelisson, C., & Negreiros, L. F. (2013). Ensino de empreendedorismo em Cursos de Administração: um levantamento da realidade brasileira. Revista de Administração FACES Journal, 12(2), 93-114.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18245/ensino-de-empreendedorismo-em-cursos-de-administracao--um-levantamento-da-realidade-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, José Carlos. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DRUCKER, P. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.

FERREIRA, J. M.; RAMOS, S. C.; GIMENEZ, F. A. P. Estudo comparativo das práticas didático pedagógicas do ensino de empreendedorismo em universidades brasileiras e norte-americanas. Revista Alcance – UNIVALI, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 207-225, maio/ago. 2006.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 05-28, abr./jun. 1999.

GARAVAN, Thomas; O’CINEIDE, Barra. Entrepreneurship Education and Training Programmes: A Review and Evaluation – Part 2. 1994. v. 18.

GIBB, Allan. In Pursuit of a Neu ‘Enterpride’ and ‘Entrepreunership’ Paradigm for Learning: Creative Destruction, New Values, New Ways of Doing things and New Combinations of Knowledge. 2002. v. 4

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAY, Patrícia . Can Entrepreunership Be Taught? Fortune Small Business, [S. l.], Mar. 2006.

GUIMARÃES, Liliane de Oliveira. Empreendedorismo no Currículo dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração: análise da organização didático pedagógica destas disciplinas em escolas de negócios norteamericanas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 16., 2002, Atibaia. Anais... Atibaia: Enanpad, 2002.

GUIMARÃES, Liliane de Oliveira; OLIVEIRA, Dilson Campos de. Perfi l Empreendedor e Ações de Apoio ao Empreendedorismo: o NAE/SEBRAE em questão. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 16., 2002, Atibaia. Anais... Atibaia: Enanpad, 2002.

HENRIQUE, D. C.; CUNHA, S. K. Metodologias, recursos e práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador, Enanpad, 2006.

HISRICH, R. D.; Peters, M. P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

IBRAHIM, A. B.; SOUFANI, K. Entrepreneurship education and training in Canada: a critical assessment. 2002. v. 44.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.

MARTINS, Carlos Benedito. Ensino Superior Brasileiro: transformações e perspectivas. São Paulo: Brasiliense, 1989.

NASSIF, V. M. J.; SILVA, N. B.; ONO, A. T.; BONTEMPO, P. C.; TINOCO, T. Empreendedorismo: Área em Evolução? Uma Revisão dos Estudos e Artigos Públicados entre 2001 e 2008. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: Enanpad, 2009.

SILVER, Mick. Estatística para administração. São Paulo: Atlas, 2000.