Geração de renda e educação na Base da Pirâmide Populacional: um estudo no município de São Paulo Outros Idiomas

ID:
18252
Resumo:
Este estudo tem como objetivo principal verificar se a educação está diretamenterelacionada ao aumento da renda, tendo como foco a população da base dapirâmide. E se é percebido por esta população a relevância da educação paraaumento de sua renda e se este seria um fator motivador para os estudos. Foirealizada uma pesquisa com base em dados secundários e por meio de uma survey com 120 respondentes da base dapirâmide. Os resultados mostram que a população da base da pirâmide entende arelevância da educação e seus impactos na renda atual e futura.
Citação ABNT:
SPERS, R. G.; NAKANDAKARE, L. T. Geração de renda e educação na Base da Pirâmide Populacional: um estudo no município de São Paulo. Revista de Ciências da Administração, v. 15, n. 37, p. 52-64, 2013.
Citação APA:
Spers, R. G., & Nakandakare, L. T. (2013). Geração de renda e educação na Base da Pirâmide Populacional: um estudo no município de São Paulo. Revista de Ciências da Administração, 15(37), 52-64.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18252/geracao-de-renda-e-educacao-na-base-da-piramide-populacional--um-estudo-no-municipio-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BARBOSA FILHO, Fermando de Holanda; PESSÔA, Samuel. Retorno da educação no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 38, n. 1, abr. 2008.

BEZERRA, Sandra. Instituto Data Popular: 57% da classe C pretendem comprar imóvel nos próximos dois anos. Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, 2012. Disponível em: . Acesso em: 6 maio 2012.

CETELEM BGN, Grupo BNP Paribas. O Observador Brasil 2012. 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2012

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO – CNTE. Acesso mais democrático à educação distribui a renda. 2007. Disponível em: < http://www.cnte.org.br>. Acesso em: 25 maio 2012.

DATA POPULAR. O mercado da base da pirâmide no Brasil. 2006. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2012.

DOUAT, Joanna Carolina Guarita. Avaliação do padrão socieconômico como indicador do perfil do consumo de mídia na sociedade brasileira. São Paulo, 2011. Dissertação, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. 2011. 96 f.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Políticas Sociais. De volta ao país do futuro: projeções, crise européia e a nova classe média. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2012.

GIOVINAZZO, Renata A. Um estudo sobre o desempenho e a estratégia das empresas que atuam no mercado de bens populares no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. 144 f.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em: 9 jun. 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Indicadores Sociais Municipais 2010: uma análise dos resultados do Universo do Censo Demográfico 2010. Estudos e Pesquisas – Informação Demográfica e Socieconômica, Rio de Janeiro, n. 28, 2011.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Gastos com a política social: alavanca para o crescimento com distribuição de renda. Comunicado n. 75, 2011.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Índice de Expectativa das Famílias (IEF). 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Situação Social dos Estados – São Paulo. Brasília, DF, 2012.

LOPES, Luis Felipe Dias. Apostila: estatística. Universidade Federal de Santa Maria, 2003. Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2012.

MAIA, Adriana Silva. Efeitos do Programa Bolsa Família na redução da pobreza e distribuição de renda. International Policy Centre for Inclusive Growth, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2012.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2004.

MELLO, Andréa N. de; OLIVEIRA, Eduardo M. R. de;

OLIVEIRA, Mariana. A base da pirâmide torna-se o topo das vendas. Mundo do Marketing. [2012]. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2012.

PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Bookman, 2008.

SPERS, Renata G. et al. Desafios e oportunidades no setor de cartões de crédito: proposição de estratégias para o mercado popular. REGE – Revista de Gestão USP, Programa de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Economia e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SPERS, Renata Giovinazzo; VICTOR, Bart; FISCHER, Edward F. The competitive advantage of communities at the bottom of the pyramid. Working Paper V3. Vanderbilt University, 2010

SPERS, Renata Giovinazzo; WRIGHT, James Terence Coulter. Mercado de bens populares no Brasil: desempenho e estratégia das empresas. Anais do EnANPAD, Salvador, 2006.

WRIGHT, James Terence Coulter; SPERS, Renata Giovinazzo. Mercado popular no Brasil: abordagens para geração de negócios e casos de sucesso. São Paulo: Blucher, 2011.

ZIMMER, Roberto. As relações entre educação, geração de renda e ocupações no Estado do Rio Grande do Sul. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Porto Alegre, 2011. 89 f